Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DE LAZER E INCLUSÃO NAS PRÁTICAS DOS INTEGRANTES AMIGOS DO HANDEBOL
Gabriela Resende Cardoso, Vânia Lucia Girardi

Última alteração: 2016-09-09

Resumo


Este relato tem como objetivo abordar as experiências obtidas com um grupo de Pessoas com deficiência intelectual, denominados “amigos do handebol”. Os relatos foram elaborados a partir de observações descritas em diário de campo, com o objetivo de identificar as barreiras e facilitadores para as experiências de lazer na cidade. Observou-se que as pessoas com deficiência intelectual se deparam com diversas barreiras e em consequência há muitas vezes um isolamento social ou um bombardeio de ocupações, como terapias, reabilitações, tempo dentro da escola e/ou do trabalho, diminuindo as reais possibilidades deste cidadão em interagir com praticas de lazer. Os resultados esperados são produzir conhecimentos que possam gerar novas políticas públicas que atendam esse público no sentido de proporcionar aos participantes do grupo uma educação pelo e para o lazer bem como identificar barreiras e apontar facilitadores para que o direito ao lazer seja efetivado de forma inclusiva para estes cidadãos.

Palavras-chave


Lazer; inclusão; deficiência intelectual

Referências


CRUZ, RIEMER LUCIANA. , BARRETO, de JESUS SIRIRLEY. A importância do lazer na inclusão da pessoa portadora de deficiência mental na sociedade. Associação Educacional Leonardo da Vinci, 2002.

BOLGER, N. et al. Diary methods: capturing life as it is lived. Annual Review of Psychology, v. 54, p. 579-616, 2003.

DUARTE, B. A. F., Levando o Direito ao Lazer a sério. Rev. Do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. V. 73 – n.4 – ano XXVII, 2009.

MARCELLINO, NC. Lazer e educação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2001.

MARINHO, ALCYANE. Atividades na natureza, lazer e educação ambiental: refletindo sobre algumas possibilidades. Faculdade de Educação Física/UNICAMP, 2004.

MENEGHETII, A. P. et al. O Processo de Inclusão por Meio do Lazer. Revista Sobama, Marília, v 14, n.2, p. 9-14, jul,/Dez, 2013.

RECHIA, S. Cidadania e o direito ao lazer nas cidades brasileiras: da fábula à realidade. In: GOMES, C. L.; ISAYAMA, H. F. (Org.). O Direito social ao lazer no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

REIS, L. J. de A.; STAREPRAVO, F. A. Políticas Públicas para o Lazer: pontos de vista de alguns teóricos do Lazer no Brasil. Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p.1-20, ago. 2008.

Texto completo: PDF