Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A ATUAÇÃO NO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE- POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DA UFSM: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Rosane Lorentz Castilhos, Rosalvo Luis Sawitzki

Última alteração: 2016-08-08

Resumo


O presente estudo objetiva compreender de que modo a experiência de atuação como agentes sociais no Programa Esporte e Lazer da Cidade- Povos e Comunidades Tradicionais- Quilombolas e Rurais (PELC/PCT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) repercute na formação inicial de acadêmicos de Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos. O PELC/PCT/UFSM tem como sistemática de trabalho, sua organização em dois núcleos em municípios diferentes, o Núcleo Palma e o Núcleo de Restinga Seca. Tendo como especificidades desenvolver suas atividades de esporte e lazer nas comunidades quilombolas e rurais, totalizando 1114 beneficiados. Devido ao foco do estudo, compreende-se que corrobora com a grandeza que se mostra no cotidiano de trabalho do Programa nas comunidades em conjunto com a formação destes envolvidos. Ressaltando que os acadêmicos participantes do estudo, foram escolhidos a partir dos critérios de atuação em ambas realidades e mais de um ano e meio de atuação, fechando cinco agentes. Tendo como metodologia uma pesquisa de cunho qualitativo e com viés de estudo de caso, lançando mão de uso de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados para posteriormente realizar análise de conteúdo com embasamento em Franco (2012).

Palavras-chave


Formação inicial em Educação Física; PELC/PCT/UFSM; Experiências formativas.

Referências


BAGGIO, I. C. A Prática Curricular do CEFD/UFSM e o Desenvolvimento das Competências Necessárias aos Futuros Professores de Educação Física para a Promoção da Autonomia em suas Práticas Pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2000.

FRANCO, M.L.P.B. Análise de conteúdo. 4ª edição. Brasília: Liber Livro, 2012.
BRACHT, W.; SILVA, M. Intervenção Profissional durante a Formação Inicial: contradições e possibilidades das experiências docentes precoces em Educação Física. Revista Motrivivência, Florianópolis, ano XVII, n. 25, p. 57-76, dezembro 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil,
1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. 292p.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil,
1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. 292p.

BRASIL. MINISTÉRIO DO ESPORTE. Projeto Básico do Programa Esporte e Lazer da Cidade Universidade Federal de Santa Maria (PELC/UFSM), 2010.

__________________________________Programa Esporte e Lazer da Cidade. Disponível em: www.esporte.gov.br/snelis/esporteLazer/default.jsp Acesso em 09 de Abril de 2013.
__________________________________Programa Esporte e Lazer da Cidade. Disponível em http://www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/PELC2012/diretrizesEdital2012V4.pdf. Acesso 18 de Abril de 2014.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação: Conselho Nacional de Educação: (2002a). Resolução CNE/CP 1 de 18 de fevereiro de 2002 - Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2015.

BORGES, C. M. F. O professor de educação física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.

CHAVES, M.; GAMBOA, S S. A Relação Universidade e Sociedade: A “Problematização” nos Projetos Articulados de Ensino, Pesquisa e Extensão. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n.1, p.144-167, dezembro 2008. Disponível em: . Acesso em 05 de setembro de 2014

CARREIRO DA COSTA, F. A . A . A Formação de Professores: objectivos, conteúdos e estratégias. Revista da Educação Física/UEM, 5 (1): 26 - 39, 1994.

EWERTON, A. N. Análise da formação profissional do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC): o olhar dos agentes sociais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. Dissertação (Mestrado em Lazer). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

FARIAS, G. O. SHIGUNOV, V. NASCIMENTO, J. V. do. Formação e Desenvolvimento In: SHIGUNOV V. SHIGUNOV NETO A. (Org.), A Formação Profissional e a Prática Pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Londrina, PR: O Autor, 2001.

FIGUEIREDO, Z. C. C. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber; Revista Movimento, Porto Alegre, V.10, n.1, p.89-111, janeiro/abril 2004.

GAMA, M. E.; TERRAZAN, E. A. A formação continuada de professores como um processo de desenvolvimento profissional e institucional. In: MARIN, E. C.; GAMA, M.E. (Org.). Aportes teórico-metodológicos: contribuições para a prática da educação física escolar. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Consolidação das Licenciaturas, 2008. p. 17-29.

GASPAR, L. Quilombolas. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/ . Acesso em: 10 de junho 2015.

IBGE. Censo demográfico 2000: documentação dos microdados da amostra. Rio de Janeiro:, 2002.
LIFSCHITZ, Javier. Comunidades étnicas no Brasil e modernização. Disponível em: http://www.ava.unam.edu.ar/images/18/pdf/ava18_lifschitz.pdf . Acesso em 18/01/2015.
KRUG, H. N. Formação de Professores Reflexivos: ensaios e experiências. Santa Maria: Editora UFSM, 2001.
MELO, Ana L. et al. Quilombo Arnesto Penna Carneiro: resistência da ancestralidade negra. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto Alegre: Porto Editora, 1992, p.111-140.
MIZUKAMI, M. G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação, v. 29, 2004, PP. 1-13.

PAIVA, F de.; ANDRADE FILHO, N.; FIGUEIREDO, Z. Formação inicial e currículo no CEFD/UFES. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v.9, n.2, p. 213-230, jul/dez 2006.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA- RS. Distritos. Disponível em: www.santamaria.rs.gov.br/rural/72-distritos Acesso em 13 de Julho de 2014.

SALGADO, M. Um olhar inicial sobre a formação de professores em serviço. In: VÁRIOS AUTORES. Um Olhar sobre a Escola. Série de Estudos para Educação a Distância. Brasília: MEC/SEED, 2000.

SEYFERTH, G. A colonização alemã no Vale do Itajaí-Mirim. Porto Alegre: Ed. Movimento, 1974.

SUASSUNA, D. M. F. A. O Programa Esporte e Lazer da Cidade: A política de formação para o trabalho e o papel dos agentes sociais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16 [E] CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3, 2009, Salvador. Anais. Salvador: CBCE, 2007.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 2a edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

TONDIN, G. A formação dos educadores sociais de esporte e lazer no Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC – em Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano), Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.


WANDERLEY, M. N. B. Raizes históricas do campesinato Brasileiro. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 1996, Caxambú.

Texto completo: PDF