Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PUBLICIDADE E OS JOGOS OLÍMPICOS RIO/2016: PRIMEIRAS INCURSÕES EM TORNO DE UMA CULTURA DE CONVERGÊNCIA TRANSMIDIÁTICA
Cristiano Mezzaroba, Bruna Bellinaso, Rodrigo Ferrari, Carlos Luiz Cardoso, Mariana Mendonça Lisboa

Última alteração: 2016-07-26

Resumo


O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as narrativas transmidiáticas da publicidade nos Jogos Olímpicos do Rio/2016, e as representações da cultura esportiva presentes nos anúncios veiculados no contexto de uma cultura da convergência. Pautado em uma metodologia descritiva, de cunho exploratório, o levantamento do corpus de análise foi feito através do mapeamento dos patrocinadores oficiais do evento e do Comitê Olímpico Internacional (COI), para que fosse possível selecionar alguns casos significativos, interpretados à luz do método compreensivo de Ferrés. Achados iniciais confirmam a hipótese de que uma gama de estratégias e produções publicitárias é organizada por conta do evento esportivo, que é explorado em sua potência mercadológica. As publicidades encontradas extrapolam o meio televiso apontando tendência para sua inserção no meio digital (internet), e associam representações do esporte com produtos e serviços diversos. O aprofundamento das questões pode conduzir a reflexões pedagógicas e subversivas do uso publicitário das narrativas transmidiáticas no cenário de construção de uma Educação Física escolar orientada pela reflexão crítica.

Palavras-chave


Publicidade; Jogos Olímpicos 2016; Cultura de convergência; transmídia.

Referências


ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o esclarecimento como mitificação das massas. In: _____. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985, p.113-156.
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: _____. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1983, p.136-153.
FERRÉS, Joan. Televisão e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ªed. São Paulo: Aleph, 2009.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Líbero, ano VI, vol.6, n.11, 2003, p.4-15.
LISBOA, Mariana Mendonça; MEZZAROBA, Cristiano; MUNARIM, Iracema. Jogos Pan-Americanos Rio/2007 e a cobertura do Jornal Nacional: ênfases e representações veiculadas. In: PIRES, Giovani De Lorenzi (org.). “Observando” o Pan Rio/2007 na mídia. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2009, p.47-62.
SCHWIER, Jürgen. A midiatização do esporte. In: MALINA, André; CESÁRIO, Sebastiana (orgs). Esporte: fator de integração e inclusão social? Campo Grande: UFMS, 2007, 105-118.
SCOLARI, Carlos. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Planeta de Libros, 2013, p.1-38.
TRIVIÑOS, Antonio N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.
VIGARELLO, Georges. Estádios – o espetáculo esportivo das arquibancadas às telas. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do Corpo. Vol.3. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008, p.445-480.

Texto completo: PDF