Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO OESTE DO PARANÁ
Carmem Elisa Henn Brandl, Inácio Brandl Neto, Gabriela Simone Harnisch

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


RESUMO

Justifica-se a pesquisa sobre a Prática Pedagógica em Educação Física tendo em vista as diferentes propostas elaboradas nas últimas décadas, além das dificuldades apresentadas por professores no cotidiano Escolar de legitimá-las no interior das Escolas. O objetivo deste trabalho foi de identificar as formas de ensino predominantes na Prática Pedagógica dos professores de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Públicas e Privadas de um município do oeste do Paraná. Realizou-se uma pesquisa de campo descritiva, com a participação de vinte e três professores, através de observação, descrição e análise de cem aulas. Os resultados apontaram a predominância do Ensino Diretivo, no entanto com grande número de professores que desenvolvem suas aulas através do Ensino Semi-Diretivo e Relacional. Conclui-se que grande parte dos docentes está em um processo de transição entre Práticas Pedagógicas Tradicionais para Renovadoras.



TEACHER PEDAGOGICAL PRACTICE OF PHYSICAL EDUCATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOLS IN THE WEST OF PARANÁ


ABSTRACT

Justified research on Pedagogical Practice in Physical Education in the view of the diferent proposals developed in recent decades, besides the difficulties presented by teachers in the school, daily, to legitimize them within the schools. The objective of this study was to identify the predominant forms of education in Teaching Practice of Physical Education teachers in the early years of elementary school, public and private, in a city in the west of Paraná. It was held a descriptive field research, with the participation of twenty-three teachers, through observation, description and analysis of one hundred lessons. The results showed the predominance of Directive Education, however, a large number of teachers develop their classes through the semi-Directive and Relational Education. It is concluded that most of the teachers are in a process of transition from traditional teaching to renovation.

Keywords: Physical Education School; Pedagogical practices; Teaching Methods
PRÁCTICA PEDAGÓGICA DE MAESTROS DE EDUCACION FISICA EN LOS PRIMEROS AÑOS DE ESCUELAS PRIMÁRIA DE ESCUELAS DEL OESTE DEL PARANÁ

RESUMEN

Se justifica la investigación de la Práctica Pedagógica en Educación Física, con vistas a las diversas propuestas elaboradas en las últimas décadas, además de las dificultades presentadas por los profesores en el diario de la escuela para legitima-las en el interior de las escuelas. El objetivo de este estudio fue identificar las formas predominantes de la práctica pedagógica de los maestros de Educación Física en los primeros años de la escuela primaria de escuelas públicas y privadas de un municipio del oeste del Paraná. fue realizada una búsqueda de campo, descriptiva, con la participación de veintitrés maestros, a través de la observación, descripción y análisis de cien lecciones. Los resultados mostraron el predominio de la Enseñanza Directiva, sin embargo, con un gran número de maestros que desarrollan sus clases a través de la semi-Directiva y Relacional. Se concluye que la mayoría de los maestros están en un proceso de transición de las prácticas pedagógicas tradicionales para la renovadora.

Palabras clave: Educación Física en la Escuela; Prácticas pedagógicas; Métodos de enseñanza

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Práticas Pedagógicas; Formas de Ensinar

Referências


AMOP. Currículo Básico para escola pública municipal – Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Aassociação dos municípios do oeste do Paraná – AMOP/ Departamento de Educação. Cascavel, 2010.

BECKER,F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e realidade. Porto Alegre: v.19,n.1,p.89-96,jan./jun.,1994.

BRANDL NETO, I. O cotidiano da Educação Física nas duas primeiras séries de Escolas Municipais de Marechal. Dissertação (mestrado), UNIMEP, Piracicaba, 1998.

BRANDL NETO, I. Formas de Ensinar utilizadas nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental por profissionais de Educação Física da rede pública municipal de Marechal Cândido Rondon. Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões. Marechal Cândido Rondon. v. 3, n.2, p.11-31, 2001.

BRANDL NETO, I.; BRANDL, C. E. H. Um estudo dos Métodos de Ensino utilizados nas
aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões. Marechal Cândido Rondon. v. 8, n.14, p.19-26, 2009.

DARIDO, S. C.; SANCHES NETO, L. O contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO, S.C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a Prática Pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KRAVCHYCHYN, C.; CARDOSO, S. M. V.; MORETTI, L. H. T.; OLIVEIRA, A. A. B. Educação física escolar brasileira: caminhos percorridos e “novas/velhas” perspectivas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 107-118, jan./abr. 2011.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. Educação Física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma “periferia da quadra”. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.02, 2014, 71-94.

ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3 Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SILVA, M. S. da; BRACHT, V. Na pista de práticas e professores inovadores na Educação Física escolar. Kinesis. v.30, n.1, Jan./Jun. 2012, p. 80-94

Texto completo: PDF