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A inserção dos Cadeirantes nas aulas de Educação Física das Escolas Públicas Municipais da Cidade de Rio Grande
FLAVIANA CUSTÓDIO SILVINO, DIEGO MIRANDA NUNES, THIAGO SILVA PERES, JULIANA CARVALHO CABRAL, RODRIGO LEMOS SOARES

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


O estudo realiza um levantamento sobre as metodologias utilizadas pelos professores de Educação Física em suas aulas. O foco do mesmo diz respeito a participação de cadeirantes das escolas públicas municipais de ensino fundamental do município do Rio Grande/ RS, no componente curricular mencionado. Em suma, o trabalho tem contemplado os contextos quanto às acessibilidades e locomoções, no entorno e dentro das instituições que tenham em seus quadros esses alunos. Outro ponto estudado são as condutas dos professores de Educação Física em relação a preparação das aulas. Este enfoque foi elencado pelo fato de o considerarmos balizador para que possa haver interação dos alunos cadeirantes, não só com os outros colegas da escola, mas também e específico, em relação a participação nas atividades elaboradas e desenvolvidas neste componente curricular. Este estudo tem como objetivos específicos: descrever qual a situação desses alunos quanto a acessibilidade apresentada pelas escolas; verificar se os professores de Educação Física fazem adequações na confecção das aulas em relação a esses alunos e analisar as narrativas elaboradas pelos professores de Educação Física, acerca da participação, formatação e execução das aulas.

Palavras-chave


Educação Física; Metodologias; Educação inclusiva; Cadeirantes; Formação de professores.

Referências


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SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

VEIGA-NETO, A. Incluir para excluir. Disponível em: Acesso em: 05/06/2016.

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