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A inserção dos Cadeirantes nas aulas de Educação Física das Escolas Públicas Municipais da Cidade de Rio Grande
Última alteração: 2016-08-12
Resumo
O estudo realiza um levantamento sobre as metodologias utilizadas pelos professores de Educação Física em suas aulas. O foco do mesmo diz respeito a participação de cadeirantes das escolas públicas municipais de ensino fundamental do município do Rio Grande/ RS, no componente curricular mencionado. Em suma, o trabalho tem contemplado os contextos quanto às acessibilidades e locomoções, no entorno e dentro das instituições que tenham em seus quadros esses alunos. Outro ponto estudado são as condutas dos professores de Educação Física em relação a preparação das aulas. Este enfoque foi elencado pelo fato de o considerarmos balizador para que possa haver interação dos alunos cadeirantes, não só com os outros colegas da escola, mas também e específico, em relação a participação nas atividades elaboradas e desenvolvidas neste componente curricular. Este estudo tem como objetivos específicos: descrever qual a situação desses alunos quanto a acessibilidade apresentada pelas escolas; verificar se os professores de Educação Física fazem adequações na confecção das aulas em relação a esses alunos e analisar as narrativas elaboradas pelos professores de Educação Física, acerca da participação, formatação e execução das aulas.
Palavras-chave
Educação Física; Metodologias; Educação inclusiva; Cadeirantes; Formação de professores.
Referências
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, pp. 7-32, 1999.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
VEIGA-NETO, A. Incluir para excluir. Disponível em: Acesso em: 05/06/2016.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
VEIGA-NETO, A. Incluir para excluir. Disponível em: Acesso em: 05/06/2016.
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