Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ALGUNS PONTOS DE BRILHO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Vivian marina redi pontin

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


Este trabalho busca esboçar algumas discussões, demandas e reflexões a respeito dos desdobramentos de um marco legal para a educação física, qual seja, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Todavia não é uma explanação detalhada de todo documento, tampouco uma explanação debruçada sobre a educação física, uma vez que o documento ainda está em construção. Trata-se de ressaltar pontos de brilho que merecem atenção para área da educação física e que podem contribuir para reflexões do Grupo de Trabalho Temático: Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Esses pontos de brilho são a inserção da educação física na área das Linguagens e um relevo dado, no BNCC, à multiplicidade. A questão que, então, permeia o trabalho é de como apostar, mesmo que inicialmente, nesses brilhos e levantar algumas implicações deles para a área da educação física.

Palavras-chave


corpo; multiplicidade; linguagem.

Referências


BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

______. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-197, jul./set., 2005.

BRASIL. BNCC. Proposta preliminar (segunda versão – revista) [do] Ministério da Educação da República Federativa do Brasil, Brasília, abril 2006. Disponível em: .

FERRAZ, Silvio. Livro das sonoridades [notas dispersas sobre composição] – um livro de música para não-músicos ou de não-música para músicos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso – aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, João Arriscado; ROQUE, Ricardo (orgs.). Objetos Impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Edições Afrontamento e autores, 2008.

PONTIN, Vivian Marina Redi. Fragmentos e movimentos mínimos. Encontros entre escrita e corpo. 2015. 88 f. Tese (Doutorado) – Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SOARES, Carmen Lúcia; MADUREIRA, José Rafael. Educação física, linguagem e arte... Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 75-88, mai/ago, 2005.

TAVARES, Gonçalo M. O homem ou é tonto ou é mulher. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

Texto completo: PDF