Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A “CAIXA-BRANCA” DOS PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE A AVALIAÇÃO DO INSTITUTO COMPARTILHAR – PR.
Nadyne Venturini Trindade, Bárbara Schausteck de Almeida, Wanderley Marchi Júnior

Última alteração: 2016-08-05

Resumo


Nas últimas décadas, nota-se a intensificação dos discursos sobre a significância do esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a paz e proliferação de projetos sociais esportivos pelo país. No entanto, a produção acadêmica sobre os impactos destes projetos aponta para fragilidades e desafios, especialmente no que se refere à avaliação do impacto destas iniciativas. Este ensaio tem por objetivo estabelecer um diálogo com a produção sobre o tema, apontando para possibilidades de utilização dos pressupostos da avaliação baseada na teoria para a análise dos projetos de Iniciação ao Voleibol do Instituto Compartilhar - PR.

Palavras-chave


Esporte para o Desenvolvimento e a Paz; Projetos Sociais Esportivos; Avaliação Baseada na Teoria.

Referências


REFERÊNCIAS
BELTRAN-CARRILLO, Vicente. J. et al. When physical activity participation promotes inactivity: negative experiences of Spanish adolescents in physical education and sport. Youth and Society, v. 44, n. 1, p.3-27, 2010.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. Coisas ditas São Paulo: Brasiliense, 2004.
CECCHETTO, Fátima; CORRêA, Juliana; FARIAS, Patrícia. Quando o projeto era moda: projetos sociais, juventudes e a política de “pacificação” no Rio de Janeiro. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, London, v. 4, n. 2, p.483-512, 2016.
COAKLEY, Jay. Youth sports: what counts as “positive development”?. Journal of Sport and Social Issues, v. 35, n. 3, p.306-324, 2011.
COALTER, Fred. The social benefits of sports. An overview to inform the community planning process. SportScotland Research Report no. 98. Edingburgh, 2005.
______. A Wider Social Role for Sport: Who's Keeping the Score? London: Routledge, 2007.
______. Sport-in-development: Development for and through sport? In: NICHOLSON, Matthew; HOYE, Russell (orgs). Sport and social capital. Oxford: Elsevier Butterworth- Heinemann, 2008, p. 39-68.
______. Sport development’s contribution to social policy objectives. The difficult relationship between politics and evidence. In: HOULIHAN, Barrie; GREEN, Mick (orgs.), Routledge Handbook of Sport Development. Lomdon: Routledge, 2011.
COALTER, Fred; ALLISON, Mary; TAYLOR, John. The Role of Sport in Regenerating Deprived Urban Areas. Edinburgh: Scottish Executive, 2000. Disponível em: . Acesso em: 5 mar 2016.
DONALDSON, Stewart. Program theory-driven evaluation science. New York: Lawrence Erlbaum, 2007.
DONNELLY, Peter et al. Sport for Development and Peace: a public sociology perspective. Third World Quarterly, London, v. 32, n. 3, p.589-601, 2011. DOVIDIO, John; PILIAVIN, Jane; SCHROEDER, David; PENNER, Louis.The social psychology of prosocial behavior. New York: Lawrence Earlbaum, 2006.
ELLING, Agnes; CLARINGBOULD, Inge. Mechanisms of inclusion and exclusion in the Dutch sports landscape: Who can and wants to belong? Sociology of Sport Journal, v. 22, n. 4, p. 498-517. 2005.
ENDRESEN, Inger M.; OLWEUS, Dan. Participation in power sports and antisocial involvement in preadolescent and adolescent boys. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 46, n. 5, p.468-478, 2005.
FRASER-THOMAS, Jessica L.; CÔTÉ, Jean; DEAKIN, Janice. Youth sport programs: an avenue to foster positive youth development. Physical Education & Sport Pedagogy, v. 10, n. 1, p.19-40, 2005.
GIULIANOTTI, Richard. O setor de esporte para o desenvolvimento e a paz: um modelo sociológico de agências pacificadoras. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, p.551-820, 2012.
GOULD, Daniel; CARSON, Sarah. Life skills development through sport: current status and future directions. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 1, n. 1, p.58-78, 2008.
HARTMANN, Douglas. Notes on Midnight Basketball and the Cultural Politics of Recreation, Race, and At-Risk Urban Youth. Journal of Sport & Social Issues, v. 25, n. 4, p.339-371, 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). As fundações privadas e associações sem fins lucrativos no Brasil 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2016.
INSTITUTO COMPARTILHAR. Relatório Anual Atividades 2014. Curitiba, 2015. Disponível em . Acesso em: 01 jun. 2016.
JANSEENS, JAN. Educating through sport: an overview of good practices in Europe. Nieuwegein: Arko Sports Media, 2004.
JARVIE, GRANT. Sport, culture, and society. 2a edição. Londres: Routledge, 2012.
KIDD, Bruce. A new social movement: Sport for development and peace. Sport in Society, v. 11, n. 4, p. 370–380, 2008.
LEVERMORE, Roger. Sport: A new engine of development? Progress in Development Studies, v. 8, n. 2, p. 183–190, 2008.
LEVERMORE, Roger; BEACOM, Aaron. Sport and Development: Mapping the field. In: LEVERMORE, Roger; BEACOM, Aaron (Orgs.). Sport and International Development. Basingstone: Palgrave Macmillan, 2009, p. 1-25.
LONG, Jonathan; SANDERSON, Ian. The social benefits of sport: Where’s the proof?. In: HENRY, Ian; GRATTON, Chris (Org.). Sport in the City: The Role of Sport in Economic and Social Regeneration. London: Routledge, 2001. p. 187-203 PAWSON, Ray. Evidence-Based Policy: A Realist Perspective. London: Sage, 2006.
SCRIVEN, Michael. The Fine Line between Evaluation and Explanation. Evaluation Practice. v. 15, n.1, p. 75–77, 1994.
SHERRY, Emma; SCHULENKORF, Nico; CHALIP, Laurence. Managing sport for social change: The state of play. Editorial / Sport Management Review, n. 18, p. 1-5, 2015.
SILVA, Otavio Guimarães Tavares da; ROMERA, Liana; BORGES, Carlos Nazareno. A sociologia pública no âmbito da produção e intervenção em esporte e lazer no Brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. , p.97-108, 2014. SPAAIJ, Ramón. Using Recreational Sport for Social Mobility of Urban Youth: Practices, Challenges and Dilemmas. Sociétés et jeunesses en dificulte [Online], Edição Especial, 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 de jun 2016.
THEEBOOM, Marc; KNOP, Paul de; WYLLEMAN, Paul. Martial arts and socially vulnerable youth. An analysis of Flemish initiatives. Sport, Education and Society, v. 13, n. 3, p.301-318, 2008.
THEEBOOM, Marc; HAUDENHUYSE, Reinhard; KNOP, Paul de. Community sports development for socially deprived groups: a wider role for the commercial sports sector? A look at the Flemish situation. Sport In Society, v. 13, n. 9, p.1392-1410, 2010. WEISS, Carol. Where Politics and Evaluation Research Meet. Evaluation Practice, v. 14, n. 1, p. 93–106, 1993.
WEST, Stephanie; CROMPTON, John. A Review of the Impact of Adventure Programs on At-Risk Youth. Journal of Park and Recreation Administration, v. 19, n. 2, p. 113–140, 2001.

Texto completo: PDF