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SOBRE INCLUSÃO E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Roseli Belmonte Machado, Débora Duarte Freitas, Kamila Lockmann, Alice Sonaglio Vasconcellos

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


A maioria dos discursos provenientes de políticas públicas, veículos midiáticos e pesquisas, debatem a inclusão como algo essencialmente bom, ético e benevolente. Fundamentadas nos Estudos Foucaultianos, percebemos como os discursos acerca da inclusão escolar vêm produzindo formas de ser professor na Contemporaneidade, constituindo um modo de ser docente mediante as relações entre saber-poder-verdade que constrangem os indivíduos a agirem de determinados modos. Nesta pesquisa, analisamos a perspectiva de formandos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sobre a temática inclusão e refletimos sobre a formação docente neste jogo. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário aos formandos e as respostas foram analisadas pelas noções foucaultianas de análise do discurso e com o aporte teórico do conceito de norma e seus correlatos. Percebemos que os alunos referem a inclusão como o processo de incluir aqueles que estão fora de alguma norma e percebem a escola e o professor como responsáveis por tal processo, o qual deve ser estimulado e defendido. Em relação à formação desses discentes, refletimos que suas condutas estão sendo direcionadas para pensar a inclusão como algo bom, de dever da escola e dos professores, sem problematizar outras questões envolvidas nesse processo.

Palavras-chave


inclusão; Educação Física; formação docente

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