Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: NA FORMAÇÃO INICIAL E DOCÊNCIA PRECOCE
ANA Nathalia Almeida CALLAI, ROSALVO Luis SAWITZKI

Última alteração: 2017-01-19

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender as contribuições e implicações do subprojeto PIBID Educação Física na formação inicial e na docência precoce. O mesmo está sendo desenvolvido em três escolas públicas da cidade de Santa Maria, RS, desde 2014, envolvendo dezesseis bolsistas acadêmicos em formação inicial; três supervisores das escolas, em formação continuada e um coordenador da área professor do CEFD-UFSM. Pretendemos, através do uso de entrevistas com os bolsistas do subprojeto, compreender questões como: identificar iniciativas sistematizadas para orientar as experiências de docência precoce na formação inicial, entre outras. A metodologia a ser utilizada para este trabalho é caracterizada como um estudo de caso, enfatizando os aspectos qualitativos desta pesquisa. Com esse intuito, os bolsistas do subprojeto PIBID Educação Física na Educação Básica nos anos finais do ensino fundamental estarão envolvidos a fim de compreender as implicações deste subprojeto para a sua formação inicial. Em relação aos resultados obtidos ao final do estudo, elaboraremos relatórios das atividades desenvolvidas por ocasião do mesmo, artigos a serem submetidos a publicação em periódicos da área de Educação e Educação Física.

Palavras-chave


PIBID, Formação Inicial, Docência Precoce

Referências


Livros com um autor:
FIGUEIREDO, Z. C. C. Formação de professores de educação física: elementos para pensar uma epistemologia das práticas formativas/ Zenólia Christina Campos Figueiredo. – Vitória: EDUFES, 2014.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ªed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
SILVA, M. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos / Marilda da Silva. – São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
YIN, R. Case Study Research: Design and Methods (2ª Ed) Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994.
Anais de Congressos:
GADOTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: III Congresso de educação básica: qualidade na aprendizagem/ Rede Municipal de Florianópolis, 2013.
MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos/ Bauru, 2004.

Texto completo: PDF