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UM OLHAR PARA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Diênifer Leal Moraes, BRUNO BELOLI MILIOLI, ISABELA NATAL MILAK, Ana Lúcia Cardoso, Vidalcir Ortigara

Última alteração: 2016-07-06

Resumo


A pesquisa teve por finalidade conhecer a situação em que se encontra a disciplina de Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) no Município de Forquilhinha. Se faz relevante quando citadas as leis referentes a obrigatoriedade da EF neste nível de ensino. Onde tenta-se encaixar uma EF escolar a uma etapa da Educação Básica que possui rotinas diferentes e, portanto, necessidades também diferentes. Fizemos a análise em alguns municípios da região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), apresenta-se aqui a Rede Municipal de Forquilhinha. Neste recorte, aponta-se a dicotomia existente na EI: educar e/ou cuidar, suas relações e implicações nas aulas de EF. Dessa maneira, a pesquisa possibilita uma maior visibilidade as necessidades que a disciplina apresenta para formar a criança em sua integralidade. Os estudos se concentraram no desenvolvimento do psiquismo infantil, na tentativa de compreender como a criança aprende, qual a importância dos jogos e brincadeiras para o seu desenvolvimento e qual o papel do professor de EF neste nível de ensino.

Palavras-chave


Educação Física; Educação Infantil; Formação Integral.

Referências


LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

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