Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ETNOGRAFIAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Raquel da Silveira, Ariane Corrêa Pacheco

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


O objetivo com esse texto é apresentarmos reflexões sobre as nossas experiências com pesquisas etnográficas na Educação Física. A partir de relatos das investigações desenvolvidas no mestrado e que, atualmente, estamos desenvolvendo no doutorado, destacamos as diferenças nesses fazeres etnográficos. As especificidades dos objetos de estudo e as diferentes interlocuções teóricas nos demandaram formas distintas de estar em campo, de redigir os diários e de realizar o processo analítico das informações. Em nossos mestrados tínhamos como objetivos compreender os significados atribuídos por mulheres para a prática do voleibol e do futsal em equipes amadoras e, para isso, realizamos pesquisas em que buscávamos as regularidades, intensidade e relevância com que alguns elementos se faziam presentes nos universos investigados. Em nossas pesquisas durante o doutorado estamos buscando ‘seguir’ as ciências da Educação Física e o talento esportivo. Mediante esses temas nos aproximamos dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, os quais nos provocaram a fazer etnografias em que as descrições assumem forma de ‘redes’ de humanos, não-humanos e controvérsias. Enfim, ao compararmos nossas ‘experiências etnográficas’ percebemos que os objetos de estudos e os embasamentos teóricos nos convidam a modificarmos as nossas ações na condição de pesquisadoras.

Palavras-chave


etnografia; ciência; talento esportivo.

Referências


CARDOSO DE OLIVEIRA, R. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: CARDOSO DE OLIVEIRA, R. (org.). O trabalho do antropólogo. 2 ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: UNESP, 2006.
FONSECA, C.; SÁ, G. Apresentação. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 17, n. 15, p. 7-23, jan./jun. 2011.
GEERTZ. C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
LATOUR, B. Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LATOUR, B. A esperança de pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Tradução Ângela Ramalho Vianna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
OLIVEIRA, R. C.; DAÓLIO, J. Pesquisa etnográfica em Educação Física: um (re)leitura possível. Revista Brasileira Ciência e Movimento, [s.l], v. 15, n. 1, p. 137-143, 2007.
PACHECO, A. C. “É lazer, tudo bem, mas é sério”: o cotidiano de uma equipe máster feminina de voleibol. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
SILVEIRA, R. Esporte, homossexualidade e amizade: estudo etnográfico sobre o associativismo no futsal feminino. 2008. 156f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS, Porto Alegre, 2008.
STIGGER, M. P. Estudos etnográficos sobre esporte e lazer: pressupostos teórico-metodológicos e pesquisa de campo. In: STIGGER, M. P.; GONZÁLEZ, F. J., SILVEIRA, R. O esporte na cidade: estudos etnográficos sobre sociabilidades esportivas em espaços urbanos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 31-50.

Texto completo: PDF