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EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA ESCOLAR: um estudo etnográfico em escolas indígenas da Rede Estadual de Educação de Porto Alegre.
LUCAS SILVA SKOLAUDE, CAMILA MEDEIROS DA ROSA, FILIPE RIBAS DE AGUIAR, KARINE DE ALMEIDA MULLER

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


O presente projeto de pesquisa consistirá de um estudo etnográfico que tem o objetivo de compreender a cultura escolar indígena discente, precisamente no âmbito das aulas de Educação Física, em duas escolas estaduais indígenas da rede estadual de Educação de Porto Alegre, uma da etnia Guarani e outra Kaingang. Elegemos como a decisão teórico-metodológica mais adequada a etnografia que busca a interpretação das culturas e a compreensão das práticas sociais de um determinado grupo, com culturas específicas e símbolos compartilhados coletivamente. Os instrumentos para a coleta das informações serão a observação participante, os diários de campo, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O presente projeto reflete a importância de pesquisar a educação com povos que foram dizimados, silenciados pela sociedade e que ainda resistem na busca de reconhecimento das suas etnias, culturas e tradições. Entendemos que a Educação Física inserida neste contexto possa contribuir na desconstrução de imagens estereotipas desses povos, reconhecendo o processo da história étnica e identitária, valorizando as expressões corporais e culturais dos povos indígenas.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Educação Escolar Indígena; Cultura Guarani e Kaingang.

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