Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA FURG: TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Camila dos Santos Araújo, Juliana Carvalho, Lucinara Medeiros Pereira, Roberto Scaglioni, Leila Cristiane Pinto Finoquetto

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi problematizar os conhecimentos produzidos em Educação Física a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos egressos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande. Foram mapeados 125 TCC, no período de 2009 a 2015. Desses, tivemos acesso a 105 trabalhos. Realizamos a leitura dos resumos e dos textos na íntegra quando os resumos não forneciam elementos satisfatórios para identificar as seguintes categorias: a) o espaço onde foi desenvolvido o TCC (escolar ou não-escolar); Modalidade e/ou Temáticas; Ciência que embasou o estudo e a Metodologia utilizada/anunciada. Dos 105 TCC analisados, 27 (25,71%) foram desenvolvidos em espaços escolares e 77 (73,33%) em espaços não-escolares. A partir da categorização dos temas da cultura corporal identificou-se a recorrência dos Esportes, com 31 TCC, Ginásticas perfazendo 10 TCC, Lutas e Danças ambos com 5 TCC cada e Jogos com 2 TCC. Na categoria ‘temáticas’, alguns estudos se detiveram em: Saúde (8); Corpo (5); Inclusão (5); Treinamento (3); Metodologia de Ensino (3). Na categoria ‘metodologias’ 14 TCC não apresentaram a caracterização da pesquisa; 12 TCC indicaram ‘pesquisa qualitativa’; História Oral e Etnografia foram identificadas em 11 TCC cada. Ademais, foram indicadas 28 caracterizações distintas de pesquisa.

Palavras-chave


Produção de Conhecimento; Práticas Curriculares; Formação Inicial

Referências


BRACHT, Valter. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2.ed. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2003. (Coleção educação física).
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, São Paulo - SP: Papirus, 11ed, 2005 – (Coleção Corpo & Motricidade).
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo/SP: Cortez, 1992. (Coleção magistério, 2ºgrau. Série formação do professor).
FILHO, José Camilo dos Santos & GAMBOA, Silvio Sanches (org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FURG, Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física. Deliberação n.009/2005. Conselho de ensino Pesquisa e Extensão. 2005.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (orgs.). Dicionário crítico de educação física. 2.ed.rev. – Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2008. 424p. (Coleção educação física).
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, 201-210 p.
LOPES, Alice Casimiro. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. In: Currículo sem Fronteiras. v.5,n.2, PP.50-64, Jul/Dez 2005.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 1ed.3.reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
_____________________. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 3ed, 2011. 156p.

Texto completo: PDF