Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ORIENTAÇÕES CURRICULARES E REALIDADES DAS CULTURAS CORPORAIS DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ednaldo Silva Pereira Filho, Camila Angelo Costa

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), desde 1997, orientam os professores a desenvolverem as culturas corporais de movimento em suas aulas, entretanto, dezoito anos após sua publicação, a Educação Física Escolar ainda é vista como sinônimo exclusivo de esporte. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a realidade das culturas corporais de movimento nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental da rede municipal de Campo Bom/RS. Trata-se de uma pesquisa censitária, qualiquantitativa, de caráter analítico descritivo e utilizou, fundamentalmente, o survey (questionário) para a coleta dos dados. Foi utilizado o programa SPSS para a análise descritiva da freqüência das respostas de trinta (30) professores. Os resultados da pesquisa apontaram para o esporte como a cultura corporal de movimento considerada mais importante e mais desenvolvida nas aulas de Educação Física. Em contrapartida, as lutas e as danças são consideradas as menos importantes e praticamente não são desenvolvidas enquanto conteúdo das aulas, salvo algumas exceções. A falta de estrutura e não ter conhecimento da Cultura Corporal se caracterizam como as justificativas apontadas pelos professores para não desenvolverem esses conteúdos.

Palavras-chave


Culturas Corporais de Movimento; Educação Física Escolar; Parâmetros Curriculares Nacionais.

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Lucas de Andrade. Cultura Corporal de Movimento e Lazer: A Proposta Curricular do Estado de São Paulo na perspectiva de professores da rede estadual em Piracicaba. Piracicaba, SP: [s.n.], 2013. 143f.
CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos. São Paulo: Cortez, 1998.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Brasília. Resultados do universo. Disponível em: Acesso em 19 out.2015.
INEP. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: INEP, 2009. 65 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª edição. São Paulo: Atlas. 2003.
MELO, Carolina Feitosa de. Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar. Maricá. RJ. 2009.
MOREIRA, Antônio F.B. O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPED. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 81-101, 2002.
PEREIRA FILHO, Ednaldo Silva. Política de Formação Continuada, compartilhada e em rede na Educação Física Escolar. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), V Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE). De 02 a 07 de Agosto de 2013. Brasília-DF.
RIO GRANDE DO SUL. Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Artes e Educação Física. Secretaria Estadual da Educação. Vol.II. 2009.
SOARES, Carmen Lúcia (et al). Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Texto completo: PDF