Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
POLÍTICA EDUCACIONAL E EXPERIÊNCIA: o olhar dos docentes de Educação Física
Vera Regina Oliveira Diehl, Lisandra Oliveira e Silva

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


O presente texto apresenta uma análise relacionadas a Política Educacional na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Este texto tem como objetivos compreender de que modo as Políticas Educacionais interferem no trabalho docente da Educação Física Escolar, a partir do cotidiano desses docentes na escola. Metodologicamente, analisamos a materialização da Política de Educação Integral, a partir de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. Os procedimentos para obtenção das informações foram: observações, diário de campo, análise documental, questionário e entrevistas semi-estruturadas realizadas com oito docentes de Educação Física. Destacamos as principais aprendizagens construídas no processo de pesquisa: a divisão da escola em currículo formal e o contraturno escolar; as precárias condições de trabalho; a ausência de espaços coletivos de discussões dos docentes; e a fragmentação do currículo em áreas de conhecimento, são alguns aspectos que vem interferindo no trabalho docente. Em síntese, os achados da pesquisa revelam a fragilidade das ações do Programa Mais Educação/Cidade Escola quanto à indução de mudanças na organização curricular, visto que, as ações empreendidas para implementação desse Programa, de algum modo, contradizem os objetivos que compõem a Política de Educação Integral.

Palavras-chave


Política Educacional; Mais Educação; Educação Física.

Referências


ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009. Disponível em: ˂http://www.cedes.unicamp.br˃. Acesso em: 04 de junho de 2016.
AZEVEDO. C. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias. Petrópolis: Vozes, 2000.
BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: Mec/ Secad/Mec, 2009a.
BRASIL. Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009b. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio de 2013.
BRASIL. Manual Operacional de Educação Integral. Brasilia/DF. 2014.
DUBET, F.. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa. v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004.
FREIRE, P.. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
FREIRE, P.; SHOR, I.. Medo e Ousadia. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, P.. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
GADOTTI, M.. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: . Acesso em: 13 de dezembro de 2013.
OLIVEIRA, D.. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade. Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144. set./dez. 2004.
SMED/POA. Ciclos de Formação: Proposta Político Pedagógica da Escola Cidadã. Caderno Pedagógico n. 9. 3. ed. Porto Alegre: 2003.
WOODS, P. La Escuela por Dentro: la etnografía en la investigación educativa. Barcelona: Paidós, 1995.

Texto completo: PDF