Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
APROXIMAÇÕES ENTRE SABERES DOCENTES E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR HERMENÊUTICO
Kauana Possamai, Angelica Madela, Jamile Dal-Cin, Sara Both Rezende, Ricardo Rezer

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


RESUMO
Este texto tem por objetivo refletir sobre a relação entre hermenêutica, saberes docentes e Educação Física. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, partindo da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. O texto está organizado em três momentos. No primeiro momento, abordaremos algumas aproximações sobre a hermenêutica. Em seguida, apresentamos os saberes docentes a partir do referencial de Maurice Tardif. Na sequência, relacionamos os saberes docentes com o campo da Educação Física, à luz da hermenêutica. Concluímos que, a partir de uma perspectiva hermenêutica, os saberes docentes estão diretamente relacionados com o fazer pedagógico do profissional de área e, essa relação se dá a partir das explicações das ações e das tomadas de decisões do cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: Saberes Docentes; Hermenêutica; Educação Física.


ABSTRACT
This text aims to reflect on the relationship between hermeneutics, Teachers Knowledge and physical education. The study was developed from bibliographical research, starting from philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer. The text is organized into three moments. At first moment, we will discuss some approaches on hermeneutics. Then, we present the teachers knowledge from the referential of Maurice Tardif. In sequence, we relate the Teachers Knowledge with the field of physical education in the light of hermeneutics. We conclude that, from a hermeneutical perspective, the knowledge teachers are directly related to the do pedagogical area of professional, this relationship is given from the explanations of actions and day-to-day decision-making.
KEYWORDS: Teachers Knowledge; Hermeneutics; Physical Education.


RESUMEN
Este texto tiene como objetivo reflexionar sobre la relación entre la hermenéutica, el conocimiento de la enseñanza y la Educación Física. El estudio se desarrolló a partir de la bibliografía, a partir de la hermenéutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. El texto está organizado en tres etapas. En un primer momento, se discuten algunos enfoques sobre la hermenéutica. A continuación, presentamos el conocimiento de la enseñanza de la referencia Maurice Tardif. Siguiente enumeramos los conocimientos enseñanza en el campo de la Educación Física a la vista de la hermenéutica. Llegamos a la conclusión de que, desde una perspectiva hermenéutica, los conocimientos docentes están directamente relacionados con el área pedagógica del profesional y esta relación es de las explicaciones de las acciones y la toma de decisiones cotidiana.

PALABRAS CLAVES: Conocimientos de la enseñanza; Hermenúitica; Educación Física.

Palavras-chave


Hermenêutica; Saberes Docentes; Educação Física

Referências


ALMEIDA, F. Q.; BRACHT, V.; VAZ, A. F. Classificações epistemológicas na educação física: redescrições... Movimento. Porto Alegre, v. 18, n. 04, p. 241-263, out/dez de 2012.

BORGES, C. M. F. O professor de Educação Física e a construção do saber. Campinas, SP: Papirus, 1998.

BORGES, C. M. F. A formação dos docentes de educação física e seus saberes profissionais. In: BORGES, C. M. F.; DESBIENS, J. (orgs.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 157-190.

GADAMER, H. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

GARIGLIO, A. J; BORGES, C. Saberes Docentes. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 359-352.

HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

REZER, R. Educação física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó: Argos, 2014.

REZER, R.; FENSTERSEIFER, P. E. Uma orientação hermenêutica para o trabalho docente na educação superior. In: SILVA, M. R.; PAIM, E. A.; BERTICELLI, I. A. (orgs.). Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2013. p. 171-186.

RUEDELL, A. Hermenêutica. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 359-352.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Texto completo: PDF