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CAPOEIRA EM DIÁLOGO: RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES NA RODA E NA ESCOLA
MAÍRA LOPES DE ARAÚJO

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


Este artigo relata a experiência do projeto interdisciplinar Capoeira em Diálogo, implementado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O projeto possibilita o acesso à cultura popular brasileira no contexto escolar, contemplando o cumprimento da legislação federal que propõe o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras. Prática corporal genuinamente brasileira, de origem popular, a Capoeira enseja possibilidades para ações pedagógicas interdisciplinares. Considero que a experiência pedagógica do projeto Capoeira em Diálogo contenha um ineditismo promovido pela junção de profissionais com diferentes tipos de formação, atuando interdisciplinarmente em um projeto com capoeira. Além disso, sugere a quebra de paradigmas e desconstrução de práticas já enraizadas no modo de ser/fazer na escola. Esse ineditismo está na abertura das portas da instituição para que ocorram projetos inovadores, e a sabedoria popular esteja no currículo formal. A partir desse relato de experiência, sugiro a reflexão sobre possíveis interações entre diferentes disciplinas curriculares, envolvendo a Educação Física, a Música, a alfabetização.

Palavras-chave


capoeira, escola, interdisciplinaridade

Referências


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