Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REALIDADE E MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR
Vera Lúcia Albuquerque Azambuja, Vanessa Amaral, Fernanda Martins

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


O professor de educação física mesmo tendo conhecimento e, sabendo da relevância da sua disciplina, pode escolher dar ou não uma boa aula. A educação física escolar possui várias vertentes, mas, nenhum método é dado como certo e hegemônico. O objetivo desse trabalho foi analisar os fatores que influenciam as decisões metodológicas do professor e, entender quais são os fatores que dificultam a realização da sua aula. Para isto, foi realizada uma pesquisa explicativa de campo, onde a pesquisadora entrevistou quatro professores que atuam no ensino médio em dois colégios públicos do município de Dois Vizinhos, utilizando uma entrevista semi-estruturada adaptada. Constatamos a presença do improviso no dia a dia escolar e a supremacia do esporte em aulas práticas

Palavras-chave


Educação física escolar; Improviso; Esporte

Referências


BETTI, Irene. Esporte na escola: Mas é só isso, professor? Motriz, n°1, jun, 1999.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física Brasileira: Autores e atores da década de 1980: Campinas, SP: Papiros, 1998.
DARIDO, C. Suraya. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DOMINIQUE, Julia. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Universidade Estadual de Maringá, n° 1, 2015.
FILHO MASCARENHAS DE CEZAR, Carlos. ET ALL. Motivação nas organizações. In: XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Local: Universidade do vale do Paraíba. p 1, 4.
GANANCIO , Maria Rosely. ET All. O Bom Professor: A ótica dos alunos. Disponível em: http://www.uninove.br/PublishingImages/Mestrados%20e%20Doutorados/edu/I%20seminario/MPF%2017.pdf acesso em: 05/04/2015.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed.São Paulo: Atlas,1999.
MARTINS JUNIOR, Joaquim. O professor de educação física e a educação física escolar: Como motivar o aluno. Revista da Educação Física/UEM, Universidade Estadual de Maringá, n°2, 2015.
MORESI, Eduardo. Metodologia da pesquisa. In: Programa de pós-graduação stricto sensu em gestão do conhecimento e tecnologia da informação. Universidade Católica de Brasília-UCB, 200. P 1-108.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Educação Física. 2008
RAUPP MAURY, Fabiano. BEUREN MARIA, Ilse. Metodologia da pesquisa aplicável as ciências sociais. Disponível em: http://200.17.83.38/portal/upload/com_arquivo/metodologia_de_pesquisa_aplicavel_as_ciencias_sociais.pdf > acesso em: 25/05/15.
ROSSI, S. Francieli. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Revista Vozes dos Vales, Minas Gerais, n° 01, 05/2012.
SANTINE, Joarez; MOLINA NETO, Vicente. A síndrome do esgotamento profissional em professore de educação física: Um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, n°3, jul/set, 2005.
SILVA PAIVA FATIMA, Maria. DAMAZIO SILVA, Márcia. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Revista Pensar a Prática. Universidade Federal de Goiás, n°1, 2015.
WITTIZORECKI, E. O trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: Um estudo nas escolas de morro da cruz. 2001.153 f. Dissertação de mestrado – Escola de educação física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. 2001

Texto completo: PDF