Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESCOLA TEMPO INTEGRAL: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ANÁLISE
elaine prodócimo, Gabriel da Costa Spolaor, Gustavo José Santana, Ricardo Manoel de Olliveira Zambelli, Olivia Cristina Ferreira Ribeiro

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


Muitas mudanças têm ocorrido nos últimos anos em relação ao tempo de permanência dos alunos nas escolas, com isso, têm crescido as escolas que se organizam para atuar nessa perspectiva, as chamadas Escolas de Tempo Integral (ETI's). Este trabalho teve como objetivo investigar as ETI's na perspectiva de uma professora de Educação Física que atuava no município de Campinas-SP no período de implementação da proposta, para compreender como a chegada das ETI's e do programa Mais Educação alterou o currículo, a matriz curricular, os conteúdos da Educação Física e as práticas corporais dentro da escola. Como procedimentos metodológicos realizamos uma pesquisa qualitativa e utilizamos entrevista semiestruturada e em profundidade com uma professora que atuava na escola no ano de implementação da proposta. Os resultados apontaram para uma falta de continuidade nos processos de implementação da ETI da parte do poder público, com desvalorização das experiências vividas na escola. Há falta de estrutura da escola, na forma de locais adequados, para realização das aulas de Educação Física. Foi apontada a importância do papel da equipe gestora da escola no processo e da realização de trabalhos conjuntos entre os professores para o sucesso da proposta.

Palavras-chave


Escola de tempo integral; Educação Física; Práticas corporais

Referências


BARCELOS, N. N. S.; VILLANI, A. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 73-97, 2006
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BONDIA, J.L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n.19, p.20-29, 2002.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Nº 9394/96. Brasília, 1996.
_____. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília, 2014.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4 ed. Porto, Portugal, Porto Editora, 1994.
BOURGUIGNON, J. A. (Org.) Pesquisa social: reflexões teóricas e metodológicas. Ponta Grossa: Toda palavra, 2009.
CASTRO, A.; LOPES, R. E. . A escola de tempo integral: desafios e possibilidades. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 19, p. 259-282, 2011.
CAVALIERE, A. M. V. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação e sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p247-270, 2002.
_____. Escola de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, 2009.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
FERREIRA, H.B.; REES,D.K. Educação integral e Escola de tempo integral em Goiânica. Porto Alegre, Educação & Realidade, v. 40, n. 1, p. 229-251, 2015.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002, p. 64-89.
GONÇALVES, A. S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos CENPEC, n. 2, 2006.
MENDES, T. H. Escola de Tempo Integral e Educação Física: reflexões a cerca das contradições. Campinas, Trabalho de conclusão de curso, UNICAMP, Faculdade de Educação Física, 2007.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES; S. F. GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PADILHA, P.R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. Editora Cortez, São Paulo, 2007.
PARO, V. H.; FERRETTI, C. J.; VIANNA, C. P.; SOUZA, D. T. R. A escola pública de tempo integral: universalização do ensino e problemas sociais. Caderno de Pesquisa, São Paulo, p.1 – 20, 1988.
SZYMANSKI, H. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, L. R.; BRANDINI, R. C. A. R. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro, p. 9-61, 2004.
TEIXEIRA, A. A Escola Parque da Bahia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.47, n.106, 1967.

Texto completo: PDF