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AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 1 E 12 MESES: A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Tainara Piontkoski Maldaner, Julyenne Aparecida Wolski, Bruna Letícia dos Santos, Letícia Fernandes Andres, Luciana Vieira Castilho Weinert

Última alteração: 2016-08-06

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar o perfil do Desenvolvimento Motor (DM) e de características de nascimento de crianças entre 1 e 12 meses de idade do município de Pontal do Paraná, Paraná. Também se discute a relevância do profissional de Educação Física (EF) na equipe multiprofissional da rede de atenção à saúde da criança. Os participantes foram 976 crianças de ambos os sexos, nas quais se avaliou as características motoras esperadas para a sua respectiva faixa etária, referentes a reflexos, reações, habilidades motoras, posturas e planos de movimentação. Como resultados, tem-se média de peso de 3255g (±558,62); comprimento médio 48,6 cm (± 2,7); idade gestacional média de 38,8 semanas (±1,6), notas do boletim de Apgar 8,6 (±1,2) e 9,7 (±0.6) no primeiro e quinto minuto de vida, respectivamente, e, o tipo de parto mais prevalente foi o vaginal (63,2%). Na análise do DM verifica-se que 76,63% (n=748) da amostra possuem perfil de DM típico e 23,36% (n=228) algum nível de atraso. Isto reitera a necessidade de detecção precoce de situações de desvio, para investir em orientações e estimulação, fato que reforça a importância da EF para o Sistema Único de Saúde (SUS), na área de promoção da saúde.

Palavras-chave


educação física; desenvolvimento motor; avaliação.

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