Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CORPO DE MENINAS EM INSTITUIÇÕES DE ABRIGO: UM ESTUDO PRELIMINAR
Lóry Ribeiro, Josiane Vian Domingues

Última alteração: 2016-07-28

Resumo


O trabalho a seguir apresenta como objetivo realizar uma breve revisão bibliográfica sobre a temática do corpo feminino institucionalizado em abrigos. Para isso, foram estudados alguns textos acadêmico/ científicos que giram em torno das temáticas de corpo e abrigos institucionais. Corpo aqui está sendo entendido para além de uma visão bio-fisiológica, mas também com significados produzidos a partir dos espaços sócio-histórico-culturais em que circulam. A escolha pelo tema de pesquisa foi produzida desde o momento em que minha família passou a fazer parte do Programa de Apadrinhamento Afetivo, o qual possibilita que crianças e adolescentes abrigados sintam-se parte de um grupo famíliar. Com essa aproximação, foi possível percerber o quanto as meninas que residiam no espaço do abrigo apresentavam os seus corpos disciplinadas. A partir disso, esse texto tematiza o corpo institucionalizado como aquele que está a todo instante sendo pedagogizado, a partir de criação de regras que visam o seu disciplinamento, bucando evitar que esse corpo se manifeste livremente, tornando-se assim um corpo dócil.

Palavras-chave


Abrigos Institucionais; Corpo; Meninas

Referências


BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13/07/1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

BRITO, Alessandra Ferreira de. Gênero na escola educação de meninos x educação de meninas. In: Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, Jan-março 2016. http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/01/genero-escola.html.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. In: Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125, p. 161-179, 2005.

GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira, NECKEL, Jane e GOELLNER, Silvana(Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

LOPES, Guacira. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Ed. 2, Belo Horizonte, Autêntica, 2007.

MIRANDA, Rosana Torma. O corpo nas instituições de abrigo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) Educação Física escolar. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2006.

SANTOS, Cristina Lessa dos. Corporeidade e meninas: em situação de acolhimento institucional. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2012.

Texto completo: PDF