Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
RELATIVIZANDO AS VIOLÊNCIAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE CONFIGURAÇÕES SOCIAIS RELACIONADAS A NOÇÕES DE VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE OSÓRIO/RS NO PERÍODO DO TURNO INTEGRAL
Amanda Pires, Leandro Forell

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


O presente trabalho faz um estudo sobre as relações sociais de uma turma de Educação física do turno integral de uma escola localizada na Zona Rural do Município de Osório. Dentro destas relações sociais a violência neste ambiente se tornou o centro de controvérsias durante a pesquisa. Diante desta constatação procurou se compreender o conceito de violência, o que se considera violente e o que não se considera, quais os tipos de violência que encontramos no ambiente escolar e na visão dos alunos o que eles consideravam como violência no comportamento deles. Para a elaboração deste trabalho, foi utilizado como metodologia a inspiração etnográfica. As observações foram realizadas durante um período de quatro meses e todas estas análises foram descritas no diário de campo, onde era relatado, além disto, todas as questões que eram intrigantes naquele ambiente de estudo, onde se encontrou uma divisão entre grupos, que se dividiam entre os gêneros, faixa etária e questões de afinidades que se sobressaíam as duas outras variações. Era a partir destas divisões que alguns alunos controlavam a turma e utilizavam por muitas vezes da violência para exercer suas vontades.

Palavras-chave


Violência. Relação de interdependência. Educação física. Configuração. Etnografia

Referências


ABRAMOVAY, M. CASTRO, M. G. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO; Observatório de Violência; Ministério da Educação, 2006.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1982.

BOURDIEU, P. A economia das trocas lingüísticas. Trad. Sergio Miceli (et al) 2. ed.São Paulo: EDUSP, 1998

CHARLOT, Bernard; A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre 1997.

ELIAS, N. Sociedade e Corte. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1983.

ELIAS, Norbert. DUNNING, Eric. A Busca da Excitação. Lisboa, DIFEL, difusão editorial, Ltda. 1985.

ELIAS Norbert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990.

ELIAS, Norbert.SCOTSON, John.L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas. Editora Versus. 2005.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso Não é um caso : pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 10, 1998.

GOELLNER . Silvana. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo. 2005.

LAURETIS, T. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, B.H. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LOURO, Guacira Lopes. Uma leitura da história da educação sob a perspectiva de gênero. Teoria e Educação, no 6. Porto Alegre, 1992, pp. 53-67.

MARTINS, Maria José D. O problema da violência escolar: Uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, vol. 18. 2005.

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Universidade Federal de São Carlos.

WEBER, Max. Estado Nacional y política econômica. Escritos políticos I, México: Folios, 1982.

WENETZ, Ileana Marco Paulo Stigger. A Construção do Gênero no Espaço Escolar. Movimento Revista da Escola de Educação Física- UFRGS. 2006

WINKIN, Yves. Descer ao campo. In: WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de camp. Campinas: Papirus, 1998.

Texto completo: PDF