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CURRÍCULO(S) DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL NA ESEF/UFRGS A PARTIR DE 2012
Natacha da Silva Tavares, Jayne Luisa Engeroff, Elisandro Schultz Wittizorecki, Fabiano Bossle, Vicente Molina Neto

Última alteração: 2016-08-06

Resumo


O presente texto apresenta o recorte de um estudo mais amplo que investiga a construção da identidade docente de estudantes do curso de Educação Física da ESEF/UFRGS que ingressaram no ano de 2012 até a conclusão do curso. Nossas análises, neste texto, estão focadas nas informações advindas da estratégia do grupo de discussão e foram realizadas a partir da análise de conteúdo, tendo como base o objetivo de compreender as perspectivas discentes acerca do processo curricular experienciado na formação inicial em Educação Física da ESEF/UFRGS. A partir desta análise, compreendemos que o curso se configura, no entendimento dos estudantes, a partir de elementos como organicidade (subjetividades, disposições, resistências, autonomia, relações identitárias e micropolíticas); identificação e idealização (limitações, possibilidades, aspectos positivos e negativos); e a partir de uma relação entre o proposto e o concretizado (distanciamentos e aproximações do projeto de curso, e dos desejos e expectativas dos discentes, para com o cotidiano).

Palavras-chave


Processo curricular; Formação de Professores; Educação Física.

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