Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: PENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Juliana Nascimento Da Silva Avelino, Josias Da Silva Fernandes, Fabrício Lira Santos, Amparo Villa Cupollilo

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


O presente estudo tem por objetivo específico analisar, discutir, refletir e, sobretudo, compreender como se tem discutido a temática relações étnicos raciais nos cursos de licenciatura em educação física, pensando a formação de futuros docentes. A pesquisa é de abordagem descritiva e de cunho qualitativa. É de comum acordo que o assunto perpassa as questões sociais, morais e políticas e pode trazer diversas controvérsias, porém entende-se que sua discussão e análise é de suma importância para podermos ressignificar o olhar para as relações étnico raciais. Entende-se também que a educação torna-se uma ferramenta essencial na construção da identidade sociocultural dos diferentes agentes que integram a sociedade, atribuindo-lhes o caráter distinto, para construção do olhar do eu sobre o outro.

Referências


COSTA, Clarissa Lima. COR DE PELE: VALORIZANDO AS DIFERENÇAS PARA AS OPORTUNIDADES SEREM IGUAIS. Rio de Janeiro: Autografia, 2015. 142 p.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber – elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981 (Col.Primeiros passos). A pergunta a várias mãos – a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
NETTO, J. P. “Ética e crise dos projetos de transformação social”, in BONETTI, D. A, SILVA, M. V., SALES, M.A . e GONELLI, V. M.M. (orgs.) Serviço social e ética. – convite a uma nova práxis. São Paulo, Cortez/Brasília, CFESS, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.): Saberes pedagógicos e atividade docente. 2º ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CAVALLEIRO, ELAINE. DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PLURALISMO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA: CAMINHOS ABERTOS PELA LEI FEDERAL 10.639/03. BRASÍLIA: SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE / MIISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2005.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Questões da Nossa Época).
MATOS, M. A. G. Formação de professores das ciências biológicas: um olhar ao discurso do docente formador. 2010.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004a. .

Texto completo: PDF