Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DECISÕES METODOLÓGICAS EM UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM CAMAQUÃ/RS
Jônatas da Costa Brasil de Borba, Elisandro Schultz Wittizorecki, Maicon Felipe Pereira Pontes

Última alteração: 2016-07-06

Resumo


Este texto é um recorte de uma Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, no ano de 2015, e visa discutir a politicidade da relação estabelecida entre o pesquisador e os colaboradores da pesquisa. O estudo foi realizado de julho de 2014 a abril de 2015, em uma escola da rede estadual de educação, na cidade de Camaquã/RS, através de um estudo de caso etnográfico. Para obtenção das informações, utilizamos os seguintes instrumentos: diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documento, que juntamente com a literatura permitiram a triangulação dos dados. Discutimos o caráter político entre pesquisador e colaboradores, à medida que os pesquisadores, em contextos de ensino e aprendizagem, precisam constantemente negociar o acesso às informações, que irão compor o estudo, e entender a micropolítica do contexto. A leitura inicial e a compreensão do contexto, mesmo que parcial, podem ser decisivos para alcançar os objetivos da pesquisa. A partir deste estudo é possível compreender a necessidade, em pesquisa de corte qualitativo, de um posicionamento de constantemente negociação e articulação para o acesso às informações, além da compreensão inicial do contexto em que o estudo se realiza.

Palavras-chave


Etnografia 1; Trabalho docente 2; Micropolítica 3.

Referências


BARDISA RUIZ, T. Teoría y práctica de la micropolítica en las organizaciones escolares. Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, n.15, p.1-34, set-dez 1997.
BELL, L. A. The school as an organization: a re-appraisal. British Journal of Sociology of Education, p.183-192, 1980.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HARGREAVES, A. Professorado, cultura y posmodernidade: Cambiam los tempos, cambia el professorado. Madri. Morata, 1996.
HOYLE, E. Micropolitics of educational organizations. Educational Management and Administration. N. 10, p. 87–98, 1982.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. São Paulo. Cortez, 2000.
JARES, X. R. El lugar del conflicto en la organización escolar. Revista Iberoamericana de Educación. Madrid, n.15, p.53-73, set-dez 1997.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NEGRINE, A. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S (orgs.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
WOODS, P. La escuela por dentro: la etnografía en la investigación educativa. Barcelona: Paidós, 1995.

Texto completo: PDF