Programa

Clique no link a seguir para visualizar o programa do Congresso.
PROGRAMAÇÃO GERAL
PROGRAMAÇÃO E PALESTRANTES

Nesta página estão disponíveis informações sobre o cronograma de atividades do evento e também sobre os palestrantes convidados. Clique no link para acessar as informações específicas:
CONHEÇA O PROGRAMA DE ATIVIDADES
CONHEÇA OS PALESTRANTES






CONHEÇA OS PALESTRANTES

Carlos Nazareno Ferreira Borges possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é docente associado II da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES), formador de agentes sociais do “Programa Esporte e Lazer da Cidade” (PELC) do Ministério do Esportes. Revisor das revistas: Movimento, Pensar a Prática, Licere, Revista da Educação Física/UEM, Revista Brasileira de educação Física e Esportes (REBEFE/USP) e Revista Brasileira de Ciência do Esporte. É Líder do Centro de Estudos Avançados em educação e Educação Física (CAÊ) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA).

Cassia Hack cursou licenciatura plena em Educação Física e especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialização em Historiografia e Metodologia do Ensino e da Pesquisa de História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Área de Concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com estágio na Università degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale (Itália). Desde outubro de 2009 é Professora na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área de Educação/Educação Física atuando nos campos da Educação Física Escolar, Formação de Professores/as, Mídia e Educação/Educação Física/Esportes/Lazer, Educação do Campo. Membro fundadora do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva e do Laboratório de Mídia - LaboMídia - da Universidade Federal de Santa Catarina (www.labomidia.ufsc.br). Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - NEPEFEL - da Universidade Federal do Amapá. Membro do LEPEL UFBA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade Federal da Bahia. Membro do GEPEC UFBA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia. Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

Eduardo Kokubun possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde exerce o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação desde janeiro de 2013. Coordena o Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde, onde desenvolve pesquisas relacionadas aos benefícios da atividade física para a saúde, em especial na elaboração de protocolos de intervenção no setor público.

Fernando Augusto Starepravo possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação Física pela mesma Instituição. Seus estudos estão voltados especialmente às políticas públicas de esporte e lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, esporte, sociologia, políticas públicas, esporte universitário e lazer. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Atua como tutor do Grupo PET Educação Física da UEM, e é diretor da Associación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE).

Fernando Jaime González é professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010). Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde atualmente se desempenha como vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão e professor permanente do PPG em Educação nas Ciências. É professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Pesquisa nas áreas de Educação Física Escolar, Educação e Tecnologias, e Sociologia das Práticas Corporais. Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2010, 2014) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção “Entre Nós” da Editorial Edelbra (2012). No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado sobre as Bases Sociais das Práticas Corporais. Participou da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação e é diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento. Membro da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE), e dos Grupos de Pesquisa Paidotribas e Mongaba da Unijuí.

Gabriel Pereira Paes Neto é docente da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) e da Secretaria Estadual de Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação em Educação - linha de Políticas Educacionais; Membro da secretaria estadual do Pará do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM; Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Especialista em Lazer pela Universidade Estadual do Pará; Graduado pela Universidade Federal do Pará no curso de licenciatura plena em Educação Física.

Hamilton Roschel é professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição (Applied Physiology and Nutrition Research Group) da Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM-USP). Coordenador do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Tem como linhas de pesquisa: Efeitos terapêuticos do exercício e da nutrição em doenças crônicas, Nutrição aplicada ao exercício, adaptações neuromusculares ao treinamento de força e quot; nutrição esportiva & quot;

Maria da Conceição dos Santos Costa possui licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Pará, integrando a Linha Educação, Cultura e Sociedade, com doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina) via Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES). Docente da Faculdade de Educação Física do Instituto de Ciências da Educação na UFPA. Integra os grupos de pesquisa: Geperuaz (Grupos de estudos e pesquisas em educação do campo na Amazônia) e Lacor (Grupo de estudos e pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer). Experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: Educação Física Escolar; Formação Docente; Trabalho Docente; Prática Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Educação do Campo (formação continuada de docentes da Multissérie).

Mirleide Chaar Bahia possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Exerceu função de Professora / Técnica / Diretora na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), no período de 1994-2006. Exerceu função de Formadora do Ministério do Esporte no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) no período de 2007 - 2010 e no Programa Segundo Tempo em 2014. Atualmente atua como Professora Adjunta/ Pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Exerceu o cargo de vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) deste Núcleo (Gestão 2014-2016); É líder do Grupo de Pesquisas em Lazer, Ambiente e Sociedade (GPLAS / UFPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Turismo, Cultura e Meio Ambiente (UFPA). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Lazer e Ludicidade na Amazônia / MOÇARAI (UFPA). Pesquisadora do Grupo Oricolé / Laboratório sobre Atuação e Formação Profissional em Lazer (UFMG). Atualmente exerce função de Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer / ANPEL (Gestão 2016-2018) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos / NAEA / UFPA (Gestão 2017-2019).

Ney Ferreira França é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA). Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará(UEPA), Pós-Graduação lato sensu pela UEPA. É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado/UEPA-Linha de Pesquisa Saberes Culturais da Amazônia; professor do Curso de Educação Física da Escola superior Madre Celeste (ESMAC) e Técnico em gestão de Esporte e Educação Física da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL). Professor efetivo - Secretaria de Estado de Educação-SEDUC, Membro da Linha de estudo e pesquisa em Educação Física, Esporte e lazer (LEPEL).


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .