Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
ESCORE CONTÍNUO DE RISCO METABÓLICO EM ESCOLARES COM DIFERENTES NÍVEIS DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA
Kelin Cristina Marques, Juliana Hauth, Leticia Welser, Sonimar de Souza, Jane Dagmar Pollo Renner, Cézane Priscila Reuter

Última alteração: 2020-08-18

Resumo


Analisando o aumento elevado da obesidade, sedentarismo e suas complicações no que se refere à população de escolares, tem se visto a importância de um escore contínuo para o uso na avaliação do risco metabólico. Como objetivo procurou se comparar o escore de risco metabólico em escolares com diferentes níveis de aptidão cardiorrespiratória. Estudo de caráter transversal, composto por 1.250 escolares do sexo feminino e masculino, com idade entre sete e 17 anos, do município de Santa Cruz do Sul, RS. O perfil lípido dos escolares foi avaliado através dos níveis de triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e colesterol LDL. Medidas fisiológicas e antropométricas também foram realizadas sendo pressão arterial, circunferência da cintura e aptidão cardiorrespiratória. O escore de risco metabólico foi calculado por meio da soma do escore Z dos seguintes parâmetros: circunferência da cintura, pressão arterial sistólica, triglicerídeos, colesterol total, colesterol LDL e colesterol HDL (este multiplicado por -1, por indicar uma relação inversa com os fatores de risco cardiovasculares), sendo que quanto maior o valor do escore, maior o risco metabólico.
As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS v. 23.0 (IBM, Armonk, NY, USA). Escolares com níveis baixos de aptidão cardiorrespiratória apresentam maior escore de risco metabólico, em ambos os sexos. Em ambos os sexos, observou-se uma diminuição do escore de risco metabólico com o aumento da aptidão cardiorrespiratória. Dessa forma, escolares no 5º quintil, os quais apresentam maiores níveis de aptidão cardiorrespiratória, possuem menor risco metabólico. Dessa forma, sugere-se a criação de estratégias especificas para a melhora dos níveis de aptidão cardiorrespiratória de crianças e adolescentes.

Texto completo: PDF