Anais e Autores/as


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Submissões gerais

Cultura corporal no currículo das escolas indígenas do Brasil
Roberta Jardim Coube
A Pintura Corporal Kaingang na Contemporaneidade
Luane Maciel Freire, Silvana dos Santos, Paulo Caldas Ribeiro Ramon, Giuliano Gomes de Assis Pimentel
PRÁTICAS SOCIOCORPORAIS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA BUSCA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Milainy Ludmila Santos, José Luiz dos Anjos
CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE DAS TRADIÇÕES EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: O QUE FALAM OS GUARDIÕES
Milainy Ludmila Santos, José Luiz dos Anjos, Alexandra Rodrigues Gomes
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS INDÍGENAS DO ACRE
Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque, Adriane Corrêa da Silva
O FUTEBOL ENTRE MULHERES INDIGENAS SATERÉ NA COMUNIDADEGAVIÃO – A REALIDADE DE UMA PRÁTICA CIDADÃ NO CONTEXTO URBANO
Artemis Soares, Antônio Amâncio, Alberisom Melo, Evellen Pinheiro, Maria Socorro, Ricardo Silva
A CULTURA CORPORAL E A EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL: Contribuições da Educação Física para a implementação da Lei nº 10.639/03 no Ensino Básico do Estado do Maranhão
Raimundo Nonato Assunção Viana
CULTURA POPULAR E CAPITALISMO: “ A FESTA DA JUÇARA” EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO.
gesiel diniz rocha, Raimundo Nonato Assunção Viana
CANTAR, REZAR, RITUALIZAR: O TEMPO-ESPAÇO DA FESTA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PAIOL DE TELHA
Gilsiane Gonçalves, Larissa Michelle Lara
BRINCADEIRAS POPULARES COMO MANIFESTAÇÃO DE LAZER INFANTIL: uma análise da evolução do brincar no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA.
Adriana Costa Rêgo, Raimundo Nonato Assunção Viana
TRADIÇÕES, APRENDIZAGENS E SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS SOCIOCORPORAIS EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
José Luiz dos Anjos, Milainy Ludmila Santos, Alexandra Rodrigues Gomes
JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS: ENTRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Juliana Guimarães Saneto, José Luiz dos Anjos
A CULTURA AFROBRASILEIRA NO CONTEXTO DO MUSEU AFRO BRASIL
Silvana dos Santos, Giuliano Gomes de Assis Pimentel
“O REI NEGRO MARANHENSE E SUA ARMA DE COMBATE”: buscando elementos para compreensão do “tarracá”
Mayrhon José Abrantes Farias
Reis de Boi: expressões da identidade capixaba
José Roberto Gonçalves de Abreu, Gisele Rocha
CONTINUIDADE DE TRADIÇÕES E PLASTICIDADES CULTURAIS
Alexandra Rodrigues Gomes
Jongo nas comunidades remanescentes Quilombolas do sapê do Norte diálogos entre Educação Física e Cultura
José Roberto Gonçalves de Abreu, Gisele Rocha
Potencialidades que emergem do patrimônio jogos dos povos indígenas do Brasil
Roberta Jardim Coube, Felipe Lameu dos Santos
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: reflexões sobre a inclusão das aulas de Capoeira no Projeto Mais Educação da EMEF Marizete Venâncio em São Mateus/ES
Gislaine Kenne Oliveira Araujo
JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS: ENTRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Juliana Guimarães Saneto, José Luiz dos Anjos
A CAPOEIRA COMO TEMA DA CULTURA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INSEGURANÇA DOS PROFESSORES E DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA COMO AGENTES DE SUA EXCLUSÃO
Luciana Maria Fernandes Silva, Suraya Crisitina Darido
DANÇAS INDÍGENAS KAINGANG NO PARANÁ
Juliana Dias Boaretto
EDUCAÇÃO FÍSICA PARA QUE? CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS TRADICIONAIS NA RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Camila Daniela Primo, Artemis Soares
TECENDO DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
Heloisa Ivone da Silva de Carvalho
Intercâmbio Cultural: Da Educação Física à Escola Indígena
José Roberto Gonçalves de Abreu, Gisele Rocha
O QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM A DIZER SOBRE COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Heloisa Ivone da Silva de Carvalho
Intercâmbio Cultural
Gisele Lourençato Faleiros da Rocha, José Roberto Gonçalves de Abreu
A cultura corporal e o lugar do corpo dos bananeiros da feira de banana como expressão do capitalismo
Soraya de Oliveira Lima, Artemis Soares
AS PRÁTICAS CULTURAIS INDÍGENAS, SEUS SABERES TRADICIONAIS E O CURRÍCULO INDÍGENA/INDIGENOUS CULTURAL PRACTICES, ITS CURRICULUM AND INDIGENOUS TRADITIONAL KNOWLEDGE
carlos pereira, Maria Maciel


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