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LIMITES E POSSIBILIDADES NO TRABALHO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA CARREIRA
Lediana Quadros, Sérgio Oliveira Junior, Victor Conceição

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender os elementos que constituem e interferem o trabalho dos professores de EFI iniciantes na carreira, abordando questões que se fazem presentes nestas condições. Deste modo, buscamos a partir de Huberman (2000), Marcelo Garcia (2010), Tancredi; Reali e Mizukami (2008) identificar e compreender os professores iniciantes, pois estes são autores que se dedicaram com maior ênfase a linha de pesquisa referente a estes professores, e também em formação inicial. Contudo, buscamos também compreender as especificidades do trabalho e do trabalho docente através de autores como Dubet (2014), Dubar (2012), Tardif; Lessard (2014), Borba (2015) Wittizorecki (2001), Freire (1996) e Molina Neto (1998; 2003), onde possuem uma ampla visão da realidade escolar e suas condições de trabalho. Mediante a isso, para que pudéssemos dar um maior fomento à pesquisa, esta se caracteriza como um estudo descritivo de abordagem qualitativa com embasamento epistemológico na pedagogia crítica, pois busca profundidade no seu processo de compreensão de fenômenos educacionais que avançam sobre o mundo do trabalho do professor de Educação Física. Assim, optou-se como atividade de busca a entrevista semiestruturada, abrindo maiores possibilidades de compreensão por ter um diálogo semiaberto com o entrevistado. Com isso, a escolha dos colaboradores se deu pela representatividade tipológica (MOLINA NETO, 2010), encaixando-os entre seus 5 anos de atuação docente (MARCELO GARCIA, 2010), marcando com os mesmos data, hora e local para a realização das entrevistas. A partir das análises, compreendemos que a organização escolar ainda está muito distante da realidade do professor de EFI iniciante na carreira, deixando-os a mercê de um sistema social, política e cultural totalmente novo e desconhecido. Por isso, é necessário que a organização busque meios para que todos estejam inseridos no contexto escolar e sentindo-se acolhidos pela instituição.

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