Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
INTRODUÇÃO AO RUGBY NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARTINDO DO FILME INVICTUS
Márcio Cardoso Coelho

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência, realizado em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS (RMEPOA), com as duas turmas de C30 (nono ano), do ensino fundamental no primeiro trimestre do ano letivo de 2017, onde ao iniciar o trabalho com o rugby como conteúdo da Educação Física escolar, procurou-se dar o “sentido amplo” (KUNZ, 2014), do trabalho didático pedagógico do esporte, iniciando a unidade didática com a apresentação do filme “Invictus” (2009), retratando o esporte como fenômeno social, utilizado como forma de auxiliar no combate ao preconceito racial na África do Sul durante o fim do regime segregacionista do Aparthaid no primeiro mandato do presidente Nelson Mandela. Ao longo do trabalho, pode-se perceber as relações realizadas pelos alunos, da forma como o esporte (Rugby), estava circunscrito na cultura Sul Africana, e de que forma foi utilizado com viés social e político durante e após o regime do aparthaid.

Texto completo: PDF