Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
CURRÍCULO, CORRIDA DE ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: AS POSSIBILIDADES DA APLICAÇÃO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NA BUSCA DA INTEGRALIDADE
Flavia Heloísa da SILVA, Dimitri Wuo Pereira, Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado

Última alteração: 2021-07-24

Resumo


A Corrida de Orientação, embora seja comparada à brincadeira de caça ao tesouro, exige um entrelaçar de saberes para sua prática, que podem ser explorados através estratégias de ensino interdisciplinares. Ela demanda capacidades cognitivas, motoras, psicológicas e sociais que podem colaborar para a educação integral, portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma discussão apontando os aspectos interdisciplinares e a prática pedagógica necessária para que a Corrida de Orientação seja utilizada como conteúdo e/ou estratégia educacional. Esta pesquisa será do tipo explicativa, baseada no método hermenêutico de Gadamer com o material intitulado “Esporte orientação: conceituação, resumo histórico e proposta pedagógica interdisciplinar para o currículo escolar”. Conclui-se que embora a atividade promova a difusão de diversos conhecimentos curriculares clássicos, ela por si só não garante a interdisciplinaridade, esta deve ser baseada em projetos de integração que promovam a desfragmentação do ensino para uma prática realmente interdisciplinar.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.