Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES DE AVENTURA NO ÂMBITO ESCOLAR: ALGUMAS DIFICULDADES PARA A ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Angélica de Souza Silva

Última alteração: 2021-07-22

Resumo


Esta investigação perscruta alguns imbróglios que dificultam a abordagem das atividades de aventura no âmbito escolar. A pesquisa foi realizada na cidade de Lavras - Minas Gerais, os participantes foram professores de Educação Física da rede pública e privada do município. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado aplicado aos docentes. Após a análise dos dados obtidos, foi constatado que as principais dificuldades localizadas se referem a: esportivização das aulas, ou seja, a abordagem majoritária dos esportes hegemônicos; a falta de formação continuada por parte dos professores; o déficit estrutural e material nas instituições públicas de ensino; assim como da reprodução machista no cerne educacional. Portanto, a abordagem das atividades de aventura se torna difícil, contudo necessária à diversificação curricular. Uma vez que as mudanças no contexto escolar, são difíceis mas não impossíveis.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.