Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
SLACKLINE: PASSOS DE AVENTURA PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR
Héliton Jânio Gomes Rosa, Cleonice Terezinha Fernandes, Austrogildo Hardmam Junior, Maria Isabel Martins Mourão-Carvalhal

Última alteração: 2021-07-22

Resumo


Mediante o complexo processo interconectado de desenvolvimento físico/mental, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto de um programa lúdico no desenvolvimento cognomotor de estudantes, com base na prática recreativa do slackline. Trata-se de um estudo longitudinal, quanti-qualitativo, com abordagem quase-experimental. O programa com slackine incrementado com maratonas de leitura, repetições de palavras, números e frases e complexidade gradativa com incremento de cores, tipos de letras, cálculos e palavras mais complexas teve duração de 30 sessões de 50 minutos, três vezes semanais; para uma amostra de 64 Meninas e 49 meninos, entre 07 e 09 anos (N113). Realizados testes antes e depois para a capacidade de memória operacional (DMCPT), rapidez de resposta (RAN) e desenvolvimento motor (TGMD2). Como resultado considera-se que houve uma melhora estatisticamente significativa das funções executivas, segundo teste não paramétrico Wilcoxon. Concluímos porém pela necessidade de novas pesquisas em PCA com intuito de mensurar o desempenho cognomotor.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.