Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO: MATERIAIS DIDÁTICOS INTERATIVOS E APRENDIZAGEM DECLARADA
Helli Faria Ferreira Risso, Camila Santos SILVA, William Fernando GARCIA, Giuliano Gomes de Assis PIMENTEL

Última alteração: 2021-08-27

Resumo


O Esporte Orientação (EO) afigura-se como uma modalidade das PCAs, no currículo da Educação Física Escolar, pela BNCC. Neste artigo descrevemos as tecnologias educacionais presentes no ensino de EO no projeto Escola de Aventuras obtendo avaliações satisfatórias. O método empregado foi um estudo de caso (Escola de Aventura) ou de múltiplos casos (Aprendizagem cruzada, MADIs, Microaventuras, Aprendizagem declarada). No ensino atuamos com PBL (Problem-Based Learning), tema gerador, aprendizagem cruzada e materiais didáticos interativos. A avaliação foi realizada por meio de aprendizagens declaradas, individuais, orais e escritas. A vivência deste esporte na infância deve ser pensada de modo adequado à realidade escolar. Asseguramos o êxito do método empregado no Projeto que tem permitido aos alunos expressarem a sua compreensão e a significância da microaventura experienciada. Apoio: Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social (PIBIS) - Pesquisa e Extensão, da Fundação Araucária.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.