Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE AS ATIVIDADES DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO
Jaqueline da Silva, Ana Flávia Backes, Allana Alexandre Cardoso, Gelcemar Oliveira Farias, Juarez Vieira Nascimento

Última alteração: 2021-07-31

Resumo


As atividades de aventura representam um dos conteúdos contemplados pela Educação Física Escolar. Este conteúdo recebeu protagonismo, especialmente, pela elaboração e promulgação da Base Nacional Comum Curricular. Tendo em vista sua importância no processo de ensino e aprendizagem, objetivou-se analisar a produção de conhecimento sobre as atividades de aventura nas pesquisas de Educação Física no ensino fundamental, publicadas nos principais periódicos brasileiros da área da Educação Física, de janeiro de 2010 a junho de 2021. Este estudo de revisão, de cunho quanti-qualitativo e exploratório, ocorreu por meio do acesso aos sites dos principais periódicos da área. Apenas quatro artigos foram encontrados, os quais abordavam a temática no ensino fundamental. Conclui-se que há necessidade dos pesquisadores direcionarem suas investigações para as atividades de aventura, visando ampliar os debates e suprir a carência de estudos, auxiliando os profissionais da área em seu campo de intervenção.

Palavras-chave: Aventura. Ensino Fundamental. Educação Física.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.