Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

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PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS NA BNCC, CONSIDERAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Erika Fernandes De Almeida Arruda, Giuliano Gomes de Assis Pimentel

Última alteração: 2021-07-31

Resumo


As Práticas Corporais de Aventura (PCAs), estão direcionadas para o campo do lazer e hoje estão presentes como conteúdo da educação física escolar. A BNCC sugere, que as PCAs deverão ser trabalhadas a partir do 6°ano o que configura uma projeção para o 2°Ciclo do ensino fundamental. Sendo assim, este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo verificar como foram construídas essas programações pela BNCC. Através do Projeto Escolas de Aventuras analisamos descritivamente alguns resultados relacionados ao formato utilizado durante as aulas sobre as PCAs. Os resultados nos concedem dados de que é viável e que podemos trabalhar esses conteúdos já a partir do 1°ano. Portanto sabemos que existe um potencial pedagógico para que essas práticas sejam viabilizadas desde o início do ensino fundamental e que também, vêm a contribuir para uma melhora tanto motora quanto cognitiva das crianças.

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