Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Goiano de Ciências do Esporte e Pré-XXII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFG: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS
Almir Zandoná Júnior, Ana Júlia Rodrigues Carvalho, Danielle Batista Moraes, Fernando Henrique Silva Carneiro, Guenther Carlos Feitosa Almeida, Néri Emílio Soares Júnior, Willian Batista Santos

Última alteração: 2021-08-05

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a seleção dos conteúdos da Educação Física no Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Goiás (IFG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como procedimento metodológico a análise documental dos planos de ensino de 13 campi da instituição. A análise nos permitiu localizar os seguintes temas da cultura corporal: a) esporte; b) ginástica; c) jogo; d) dança; e) luta; f) circo; e, g) prática corporal de aventura. Também, identificamos cinco outras temáticas abordadas pela Educação Física: a) exercício físico e saúde; b) história e epistemologia da Educação Física; c) lazer e trabalho; d) Educação Física, corpo e cultura; e, e) primeiros socorros. No que se refere aos temas da cultura corporal, houve a preponderância do esporte, da ginástica e do jogo, com destaque para o primeiro. Já em relação às temáticas se destacaram aquelas sobre exercício físico e saúde, bem como história e epistemologia da Educação Física. A seleção dos conteúdos no IFG se deu de maneira diversa e com diferentes níveis de complexidade, sendo privilegiados determinados conteúdos em detrimento de outros. Analisar a seleção de conteúdos nos planos de ensino dos professores de Educação Física do IFG permitiu fazer uma aproximação com a história da área na instituição.

Texto completo: PDF