Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, X Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE FLORIANO-PI, NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
Jose Carlos Sousa

Última alteração: 2020-04-09

Resumo


Introdução: O estágio é um período de formação inicial de professores e esperado pelos acadêmicos dos cursos de licenciaturas nessa etapa de formação obrigatória. Como é de imaginar, cada área do conhecimento, demanda de conhecimentos específicos para o desenvolvimento de suas práticas. Com relação à área da licenciatura o que se pode destacar, é a capacidade de o acadêmico utilizar seus conhecimentos teóricos e práticos em sua atuação profissional. Objetivo: O artigo tem o objetivo avaliar o conhecimento e a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física sobre o estagio supervisionado de uma universidade pública de Floriano-PI. Metodologia: A pesquisa de natureza descritiva e de campo, com abordagem quali-quantitativa e com um recorte temporal transversal. A amostra foi constituída de 19 acadêmicos do 5ª período, onde responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre os conteúdos necessários a prática do estagio supervisionado I das disciplinas já cursadas relacionada à prática do Estagio Supervisionado I. Resultado e Discussão: Os resultados obtidos a partir desta investigação mostraram que em todas as categorias presentes no instrumento, o número de questões com índice de acerto foi abaixo de 50%, superior do que as com índice acima desse percentual, sendo que na primeira categoria, das nove questões, quatro (44,5%), tiveram índices de acertos acima dos cinquentas por cento e as outras cinco (55,5%), tiveram um índice abaixo desse percentual; na segunda categoria, das cinco questões, duas (40%), tiveram índice superior a 50% e as demais 60% ficaram abaixo desse percentual; na terceira categoria, das três questões, duas delas, 66,7% ficaram com índice abaixo de 50% de acertos; na quarta e última categoria, das três questões presentes nessa categoria, duas delas, 66,7% ficaram com índice abaixo de 50% de acertos. Considerações Finais: Acredita-se que os participantes da pesquisa, devido a esse baixo índice de acertos das questões propostas, apresentam uma possível falta de preparo, quando estiverem em contato direto com suas práticas de estágio no ensino infantil, e posteriormente nas demais etapas de estágio, já que os conteúdos aqui abordados apresentam uma ligação mais direta com as praticas do ESC. Com isso observa-se que boa parte dos participantes demostram uma falta de conhecimento a respeito dos conteúdos abordados

Palavras-chave


Acadêmicos; Estágio supervisionado; Conhecimentos

É necessário inscrever-se no Congresso para visualizar os documentos.