Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA SALESIANA DE VITÓRIA: AS DÉCADAS DE 1943 E 1969 MARCANDO A EDUCAÇÃO DO CORPO DA ELITE CAPIXABA.
Lígia Ribeiro e Silva Gomes, Erineusa Maria da Silva, Victor José Machado de Oliveira, David Gomes Martins, Luciano Faria da Silva, Cristiano Francisco dos Anjos, Gean Carlos Saar, Deivid Araújo Cancela

Última alteração: 2010-09-09

Resumo


Pretende-se com esta pesquisa identificar como se deu a educação do corpo no colégio Nossa Senhora Salesiana de Vitória entre as décadas de 1943 e 1969, investigando como a educação física participou deste processo. Tomamos os seguintes instrumentos metodológicos: análises de jornais, revistas, cadernos de crônicas e imagens da época; documentos escolares (Projeto Político-Pedagógico, Planos de Ensino e Planos de Aulas), e ainda entrevistas semiestruturadas. Espera-se que este estudo, que se encontra em andamento contribua com o entendimento da educação do corpo da elite capixaba por via da educação física, bem como fortalecer o debate intelectual da área.


Texto completo: PDF