Visão Geral

Sediar um mega evento esportivo é uma tarefa que exige planejamento. O Brasil, desde o ano de 2007, com a realização do Pan-Americano na cidade do Rio de Janeiro, inseriu-se no circuito dos mega-eventos esportivos mundiais. Sua agenda já está formada até 2016. Durante esse percurso teremos a realização dos Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo de Futebol (2014), as Olimpíadas e as Para-olimpíadas (2016). Assim, é de suma importância nos encontrarmos para podermos dizer que eventos queremos e que legados esperamos.

 

Dessa forma, o III Congresso Sudeste do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, através da temática Mega Eventos esportivos no Brasil: seus impactos e a participação popular pretende discutir a temática dos grandes eventos esportivos no Brasil problematizando suas implicações e possíveis legados.

 

Ademais é uma oportunidade para reunirmos professores e estudantes de Educação Física dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo num espaço de amplo debate, discussão e proposições para o desenvolvimento e a qualificação das Ciências do Esporte em seus diferentes espaços de intervenção, na formação e na produção de conhecimento.

 

Por fim, pretendemos também consolidar o Congresso Sudeste como referência e momento propício à troca de experiências, à qualificação e a formação continuada dos/as associados/as do CBCE, dos/as professores/as da rede pública e privada de ensino, dos/as estudantes de graduação e pós-graduação em educação física e áreas afins.

 



Anais do III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte
Centro Cultural Abrigo de Bondes – Niterói/RJ
23 a 25 de setembro 2010