Simpósio Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: 25 anos dos Grupos de Trabalho Temático

UFMG

novembro 17, 2022 – novembro 19, 2022


O CBCE foi criado em 1978 e desde então realiza bienalmente o seu Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, sendo já 22 edições, realizadas em parcerias universidades públicas brasileiras, a última delas em setembro e dezembro de 2021, na UFMG. O CONBRACE é reconhecido como o mais importante evento das áreas de Educação Física e Ciências do Esporte no Brasil e mesmo na América Latina. A partir de sua edição XIII este Congresso passou a abrigar simultaneamente o Congresso Internacional de Ciências do Esporte (o CONICE), expandindo suas fronteiras para abrigar pesquisadores/as de outros países, especialmente da América do Sul. Em sua singularidade, este evento que o CBCE propõe realizar em 2022 tem o propósito, como expressam suas finalidades, de avaliar uma experiência já consolidada no interior de seus Congressos, qual seja, a criação, há 25 anos, dos Grupos de Trabalho Temáticos (GTTs) como suas instâncias internas de organização, quando assumiram a responsabilidade de proporcionar, expandir e potencializar os debates em torno de problemáticas acadêmicas da Educação Física e das Ciências do Esporte comuns a pesquisadores/as, visando a produção permanente de conhecimentos orientadores a seu respeito. Se, de um lado, trata-se de evento inaugural, de outro, ele resulta da longa história dessa entidade científica criada há 44 anos: este evento insere-se, portanto, nesta linha de continuidade e também como desdobramento dos eventos científicos nacionais do CBCE, já estabelecidos historicamente.



Objetivos:

1 - Reunir a comunidade científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte para avaliar a experiência de criação e manutenção de seus Grupos de Trabalho Temáticos, que se deu em 1997, examinando suas contribuições para a consolidação da representatividade do CBCE na produção científica veiculada nas 13 edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e no Congresso Internacional de Ciências do Esporte ao longo dos últimos 25 anos.

2 - Constituir espaço de reflexão sobre o lugar do CBCE no tempo presente e sua responsabilidade acadêmica como representante da Educação Física/Ciências do Esporte no Brasil em consonância com as circunstâncias históricas do país, especialmente quanto à valorização da ciência para o desenvolvimento humano, na perspectiva de uma sociedade emancipada.

3 - Refletir sobre o compromisso dos GTTs na produção e veiculação de conhecimentos científicos oriundos de programas de pós graduação para potencializar a intervenção de professores e professoras de Educação Física nos diversos espaços sociais de sua atuação profissional.

Notícias

 

A diferença entre cadastramento e inscrição

 
Para se inscrever no V Colóquio de Epistemologia da Educação Física é necessário primeiro fazer o cadastro no Sistema de Apoio a Congressos do CBCE.  
Publicado: 2010-10-05 Mais...
 
Outras notícias...

Informações sobre o Congresso



V Congresso de Epistemologia da Educação Física: "A problemática da relação teoria e prática: diversas perspectivas" - 22 e 23 de Outubro de 2010 na UFAL