Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Colóquio de Epistemologia da Educação Física

Tamanho da fonte: 
PARA ALÉM DAS CATEGORIAS PÓS-MODERNAS DE COMPREENSÃO DO CURRÍCULO: ENSAIO PARA UMA CRÍTICA
Carolina Nozella Gama

Última alteração: 2010-10-18

Resumo


Ensaio crítico sobre a problemática educação e currículo. Partindo da crítica em Marx e das categorias constitutivas de toda proposição curricular – concepção de homem e de sociedade, a análise demonstrou que as compreensões pós-modernas de currículo não explicitam como se materializa o projeto histórico que defendem, embora reportam-se à necessidade da formação de sujeitos ativos e autônomos. Partindo de um paradigma social inexistente sugerem referências que não correspondem ao real. Suas elaborações não indentificam os elementos culturais indispensáveis à humanização a partir da generalidade humana. Sendo necessário recuperar nos currículos o lugar dos conhecimentos clássicos, fundamentais no processo de humanização.


Palavras-chave


Currículo; Pós-modernidade; Projeto histórico.

Texto completo: PDF