Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Colóquio de Epistemologia da Educação Física

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PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DE ALAGOAS: BALANÇO CRÍTICO E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Joelma de Oliveira Albuquerque, Benedito Carlos Libório Caíres Araújo, Carlos Eduardo Costa

Última alteração: 2010-10-18

Resumo


O projeto de pesquisa se refere ao balanço crítico da produção do conhecimento em nível de teses e dissertações (fontes) produzidas pelos professores que atuam nos cursos de Educação Física em instituições de ensino superior no Estado de Alagoas e busca investigar: qual o volume da produção, seu significado no contexto regional e quais áreas privilegiadas; as principais problemáticas abordadas, as limitações metodológicas e as lacunas teóricas; as relações que existem entre os problemas abordados e as tendências teórico-metodológicas da pesquisa em Educação Física, e as limitações das diversas formas de abordar essa problemática regional; os principais resultados apontados e seus desdobramentos para a formação profissional e a compreensão e o avanço do conhecimento na área. As informações serão coletadas com o auxílio do Esquema Paradigmático. O Método de conhecimento é o lógico-histórico. O levantamento dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores da UFAL/Arapiraca atestam que a região apresenta um rico potencial que precisa ser sistematizado e consolidado em busca do desenvolvimento científico da área e na criação de programas de Pós-Graduação que atenda a demanda reprimida de três décadas. 


Palavras-chave


Educação Física em Alagoas, Produção do Conhecimento, Epistemologia.

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