Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Colóquio de Epistemologia da Educação Física

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS EM UMA ÁREA DE REFORMA AGRÁRIA DO RECÔNCAVO BAIANO
Fernanda Lima Ramos, Rodrigo Yuri Dantas Fernandes, Nair Casagrande

Última alteração: 2010-10-17

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo analisar a realidade e as possibilidades da prática pedagógica da Educação Física na turma multisseriada da Escola do Assentamento Nova Panema, localizada no município de São Sebastião do Passé, Estado da Bahia. A justificativa do trabalho parte da necessidade de compreender a realidade do trabalho pedagógico nesta escola e a prática pedagógica da Educação Física enquanto conteúdo curricular da escola. A metodologia buscou uma aproximação com o método do materialismo histórico-dialético e a abordagem pedagógica crítico-superadora da Educação Física, além da utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise do projeto político-pedagógico da Escola do Assentamento Nova Panema, entrevista, a observação participante e a sistematização dos dados em diários de campo. Considerando as oficinas desenvolvidas pelo projeto de pesquisa, verificou-se que a prática pedagógica da Educação Física na escola mostra-se possível, mas a sua efetivação está associada á luta dos assentados para garantir as condições adequadas de educação no assentamento que envolve a conquista da construção de um espaço apropriado para as atividades escolares, dos materiais pedagógicos, além da capacitação metodológica da professora para tratar dos conhecimentos da Educação Física.


Palavras-chave


Prática pedagógica da Educação Física; Educação Física crítico-Superadora; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

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