Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Colóquio de Epistemologia da Educação Física

Tamanho da fonte: 
TEORIA E PRÁTICA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO, A BRINCADEIRA E O MOVIMENTO NA PRÁXIS EDUCACIONALTEORIA E PRÁTICA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO, A BRINCADEIRA E O MOVIMENTO NA PRÁXIS EDUCACIONAL
Jorge Fernando Hermida, walmyra medeiros alexandre

Última alteração: 2010-10-18

Resumo


O ensaio procura realizar uma análise acerca da importância da práxis educacional, partindo da reflexão de como os professores desenvolvem seu trabalho pedagógico nas unidades de creche da Rede Estadual de Ensino em João Pessoa, lotadas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba. No ensaio, a reflexão da relação teoria e prática desenvolve-se a partir da compreensão da importância do jogo, do lúdico, do brinquedo, da brincadeira e do movimento para este setor de ensino. Fiel à ementa do GT 01, o ensaio procura defender a hipótese da existência, em termos educacionais, da dualidade de contrários (teoria e prática), única capaz de produzir uma nova perspectiva histórica que contribua para a superação das históricas mazelas que caracterizam a Educação Infantil nos dias de hoje no Brasil

Palavras-chave


Educação Infantil; Práxis educacional; Fundamentos da educa

Texto completo: PDF