Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Colóquio de Epistemologia da Educação Física

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AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA: POSSIBILIDADES DE PESQUISAS
Leonéa Vitoria Santiago

Última alteração: 2010-10-26

Resumo


Resumo

A opção de estudos desenvolvida por nós, no âmbito de mestrados e doutorados, têm a fenomenologia como postura epistemológica, pois o cerne das nossas indagações é o sentido de se ser no mundo. O pensar do homem cotidiano que cuida concretamente do seu modo de habitar o mundo, partilha e convive com os outros homens. No pensamento de Husserl seria o real interpretado como “fenômeno”. A fenomenologia ou questionamento do ser, não nasceu como um método rigoroso com procedimentos e instrumentais definidos, mas diluída nas obras de pensadores como Husserl, Merleau-Ponty, Ricoeur, Heidegger, Arendt entre outros. Esse autores, reúnem conceitos que fundamentam o modo fenomenológico de ver, uma orientação para o olhar, compreender e dizer, isto é, o seu caminho de produção do conhecimento (Critelli,1996). Esse ensaio visa apresentar a relação teoria-prática desenvolvida nos nossos estudos, numa tentativa de compreensão do sentido da vida, a partir da elaboração das representações sociais dos sujeitos.

Palavras-chave: epistemologia, fenomenologia, representações sociais, atividades físicas.


Palavras-chave


Epistemologia; Fenomenologia; Representações Sociais; Atividades Físicas.

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