Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFG: REALIDADE E POSSIBILIDADES
Alcir Horacio Silva, Celi Nelza Zulke Taffarel,

Última alteração: 2009-07-16

Resumo


O estudo trata da organização do trabalho pedagógico e da avaliação da aprendizagem na Educação Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás. No balanço da produção sobre a temática “Avaliação da aprendizagem em Educação Física” no Banco de Teses da CAPES foi constatado a utilização da avaliação como forma de classificação, seleção, exclusão dos alunos. A hipótese é que o par avaliação/objetivos é modulador da organização do trabalho pedagógico na escola, porque reflete a luta de classes o que explica os altos índices de reprovação e exclusão dos alunos. O referencial teórico-metodológico é o materialismo histórico dialético.


Palavras-chave


Educação Física escolar

Texto completo: PDF