Duvidas Frequentes

Dúvidas e Erros mais frequentes

  1.  O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO EVENTO DÁ DIREITO À ANUIDADE DO CBCE E VICE-VERSA?

  2.  Não, pois o pagamento da taxa de inscrição dá direito somente à participação no evento, sendo que para se tornar sócio do CBCE outro pagamento deverá ser efetuado, o da anuidade. Dessa forma o(a) inscrito(a) deverá verificar no site do evento em qual faixa da categoria de pagamento ele(a) se encaixa. Da mesma,o associado, ao pagar a anuidade do CBCE não tem sua inscrição automática.

     

  3. HÁ IMPEDIMENTO QUANTO À INSERÇÃO DE GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS REFERENTES AO TRABALHO A SER ENVIADO?

  4.  Não há impedimento para a inserção de gráficos, tabelas e imagens; entretanto, não há um espaço específico no Sistema – SOAC para envio desses itens, os mesmos devem ser incorporados ao texto.

     

  5. EXISTE RESTRIÇÃO QUANTO AO ENVIO DE TRABALHOS AINDA EM ANDAMENTO?

  6.  Não há restrições, pois, conforme o item 6 das normas de submissão “os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: adequação ao tema do GTT; consistência argumentativa; diálogo com a literatura; qualidade da escrita.”

     

  7. É permitido o envio de um mesmo trabalho para dois GTTs?

  8.  Segundo o item 5 das normas de submissão o(a) autor(a) deverá indicar apenas um Grupo de Trabalho Temático (GTT) ao qual submeterá o trabalho à apreciação.

     

  9. É POSSÍVEL ENVIAR UM ÚNICO TRABALHO A SER APRESENTADO NOS DOIS FORMATOS: COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER?

  10.  Conforme o item 2 das normas de submissão cada participante deverá indicar o formato escolhido para o trabalho, sendo que, em nenhuma hipótese haverá aproveitamento de trabalho em formato diferente do indicado pelo(a) autor(a).

     

  11. O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO PODE SER EFETUADO APÓS O ACEITE DO TRABALHO?

  12.  Não. De acordo com o item 4 das normas de submissão o encaminhamento dos trabalhos, para análise, só será efetivado após o pagamento da inscrição no evento por, pelo menos, um dos autores/co-autores.

     

  13. EXISTE UM LIMITE PARA Nº DE AUTORES EM UM MESMO TRABALHO?

  14.  Não. O que existe é um limite de trabalhos a serem enviados por autor, conforme indica o item 3 das normas de submissão: “independentemente do formato, cada participante poderá enviar no máximo 02 (dois) trabalhos como autor(a) e/ou co-autor(a)”.

     

  15. OS RESUMOS EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS DEVEM CONSTAR DOS DOIS ARQUIVOS DO TRABALHO A SEREM ENVIADOS PELO SOAC – SISTEMA DE APOIO A CONGRESSOS DO CBCE?

  16.  De acordo com o item 7 das normas de Submissão, dois arquivos devem ser enviados:

    - Um com texto completo em português ou espanhol, com título, notas e referências, sem a identificação de autoria, não havendo necessidade de resumos e palavras chaves.

    - Outro com texto completo em Português ou Espanhol, com título, notas, referências, resumos em Português, Inglês e Espanhol e palavras chaves (nos três idiomas), com identificação de autoria e ao final indicar endereço, e-mail e recurso tecnológico necessário para Comunicação Oral. Esse texto deverá ser enviado no item Documento Complementar.

     

  17. O PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO EVENTO ENCERRA NO DIA 13/04/2009?

  18. Na data de 13/04/2009 (Segunda-feira) encerra-se o prazo de envio de trabalhos à avaliação. Desse modo, quem desejar enviar trabalhos deverá realizar a inscrição e enviar o trabalho até essa data. Entretanto, quem desejar apenas participar do evento sem enviar trabalhos poderá realizar a inscrição no site do evento até o dia 18/09/2009 e após essa data somente no local do evento.

  19. Por que tenho que inserir resumos em tres linguas?

  20. O sistema que está sendo utilizado para gerenciar a submissão de trabalhos ao CONBRACE chama-se SOAC..  Este sistema, além de gerenciar as submissões, faz parte de uma política internacional de acesso livre ao conhecimento: os trabalhos aceitos e apresentados no evento ficarão disponíveis numa espécie de “anais on-line”, disponíveis para consulta em qualquer lugar do planeta conectado a rede mundial de computadores. Neste sentido, é muito importante que os resumos do mesmo apresentem-se em outras línguas, mais universais que o português. Isto porque, qualquer leitor, de qualquer parte do planeta, terá acesso – primeiro, aos resumos nas três línguas, e se ele estiver interessado no texto, então descarregará o arquivo com o texto completo.

    Os dados que você preenche em “metadados” também aparecem junto com os resumos, antes do texto completo.

    Este processo de livre acesso ao conhecimento requer de nós, pesquisadores, um pouco de paciência e esforço no sentido de conhecermos a sistemática de inserção de arquivos e de bisca dos mesmos. Porém, quando estivermos familiarizados com o sistema, teremos acesso aos anais on-line de dezenas de congressos científicos, de várias partes do planeta.

    Assim, o CBCE, mais uma vez, sai à frente apresentando à comunidade academica uma política que amplia, universalmente, o acesso aos trabalhos debatidos no(s) CONBRACE(s).

    Para conhecer um pouco mais, visite o site de um outro evento já realizado:

    http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/CSBCE/IVCSBCE

     

  21. Qual a estrutura dos textos a serem submetidos (introduçao, revisao de literatura, metodologia etc.) ?

  22. As normas não indicam uma estrutura sequencial para o texto. Tenha preocupação em atender o que é indicado sobre a forma do mesmo (número de caracteres, margens etc.) e uma especial atenção aos critérios de avaliação: adequação ao tema do GTT; consistência argumentativa; diálogo com a literatura; qualidade da escrita.

12. Ao preencher os metadados, há uma orientação para preencher nas tres linguas e só depois clicar em "salvar e continuar".  Este processo gera insegurança, pois não há certeza de que os dados foram salvos nas tres linguas..

          Siga, sem receio a orientação presente no incio da pagina dos metadados: o processo se dá sem erros. Contudo, se quiser "conferir", após realizar TODA sua submissão, saia do sistema, entre novamente (como autor), busque seu trabalho submetido e clique sobre ele; na pagina que abre, há um link para "editar metadados"; clique nele.

Na pagina que abre, os metadados aparecem em Protugues..  clique na caixa de seleção e escolha o espanhol/ingles. Nas paginas que abrem  voce verá os metadados em espanhol e ingles, conforme voce preencheu.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .