Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O SILENCIAMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AO BULLYING HOMOFÓBICO NA ESCOLA
Filipe Gabriel Ribeiro França, Patrícia Lins Vieira

Última alteração: 2011-09-23

Resumo


Este projeto visa estudar dois fenômenos em ascensão e destaque em nossa sociedade: o bullying e a homofobia, que juntos constituem o chamado bullying homofóbico. A princípio é realizada uma discussão teórica relacionando o significado e a relação existente entre alguns termos como o bullying e suas manifestações, a homossexualidade, algumas considerações acerca da homofobia, a escola como espaço de múltiplas identidades e diferenças, a construção social de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física e um diálogo com os documentos oficiais relacionados à pluralidade cultural e orientação sexual (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s). Em seguida há a descrição da metodologia a ser utilizada, que será de caráter qualitativo dividida em duas etapas com a finalidade de conseguir retratar a realidade de forma fidedigna.

Texto completo: ANAIS