Dúvidas e Erros mais Frequentes

1.  O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO EVENTO DÁ DIREITO À ANUIDADE DO CBCE E VICE-VERSA?

Não, pois o pagamento da taxa de inscrição dá direito somente à participação no evento, sendo que para se tornar sócio do CBCE outro pagamento deverá ser efetuado, o da anuidade pela página: http://www.cbce.org.br/br/socios/. Dessa forma o(a) inscrito(a) deverá verificar no site do evento (www.conbrace.org.br) em qual faixa da categoria de pagamento ele(a) se encaixa. Da mesma,o associado, ao pagar a anuidade do CBCE não tem sua inscrição automática.

 

2.    HÁ IMPEDIMENTO QUANTO À INSERÇÃO DE GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS REFERENTES AO TRABALHO A SER ENVIADO?

Não há impedimento para a inserção de gráficos, tabelas e imagens; entretanto, não há um espaço específico no Sistema – SOAC para envio desses itens, os mesmos devem ser incorporados ao texto.

 

3.    EXISTE RESTRIÇÃO QUANTO AO ENVIO DE TRABALHOS AINDA EM ANDAMENTO?

Não há restrições, pois, conforme o item 5 das normas de submissão “os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: adequação ao tema do GTT; consistência argumentativa; diálogo com a literatura; qualidade da escrita.”

 

4. É permitido o envio de um mesmo trabalho para dois GTTs?

Segundo o item 5 das normas de submissão o(a) autor(a) deverá indicar apenas um Grupo de Trabalho Temático (GTT) ao qual submeterá o trabalho à apreciação. Caso seja enviado a dois GTTs, o último arquivo enviado será desconsiderado antes da avaliação.

5.    É POSSÍVEL ENVIAR UM ÚNICO TRABALHO A SER APRESENTADO NOS DOIS FORMATOS: COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER?

Conforme o item 2 das normas de submissão cada participante deverá indicar o formato escolhido para o trabalho, sendo que, em nenhuma hipótese haverá aproveitamento de trabalho em formato diferente do indicado pelo(a) autor(a).

 

6.    O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO PODE SER EFETUADO APÓS O ACEITE DO TRABALHO?

Não. De acordo com o item 4 das normas de submissão o encaminhamento dos trabalhos, para análise, só será efetivado após a inscrição no evento por, pelo menos, um dos autores/co-autores. A inscrição só é concluída com a confirmação do 

7.    EXISTE UM LIMITE PARA Nº DE AUTORES EM UM MESMO TRABALHO?

Não. O que existe é um limite de trabalhos a serem enviados por autor, conforme indica o item 3 das normas de submissão: “independentemente do formato, cada participante poderá enviar no máximo 02 (dois) trabalhos como autor(a) e/ou co-autor(a)”.

8.    OS RESUMOS EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS DEVEM CONSTAR DOS DOIS ARQUIVOS DO TRABALHO A SEREM ENVIADOS PELO SOAC – SISTEMA DE APOIO A CONGRESSOS DO CBCE?

 De acordo com o item 8 das normas de Submissão, dois arquivos devem ser enviados:

- Texto completo em Português ou Inglês ou Espanhol, com título, notas e referências, sem a identificação de autoria. Não há necessidade de resumos e palavras-chave. Este é o arquivo para avaliação dos pareceristas, qualquer identificação no texto, o mesmo será automaticamente reprovado.

– Como  Documento complementar  enviar o texto completo em Português ou Inglês ou Espanhol, com título, notas, referências, resumos em Português, Inglês e Espanhol e palavras-chave (nos três idiomas), com a identificação de autoria e ao final indicar endereço, e-mail e recurso tecnológico necessário para Comunicação Oral. Este será o arquivo a ser publicado nos anais, caso o mesmo seja aprovado.

 

9.    O PERÍODO DE INSCRIÇÃO NO EVENTO ENCERRA NO DIA 18/04/2011?

Na data de 18/04/2011 (Segunda-feira) encerra-se o prazo de envio de trabalhos à avaliação. Desse modo, quem desejar enviar trabalhos deverá realizar a inscrição e enviar o trabalho até essa data. Entretanto, quem desejar apenas participar do evento sem enviar trabalhos poderá realizar a inscrição no site do evento até o dia 07/09/2011 e após essa data somente no local do evento.

 

10. Por que tenho que inserir resumos em tres linguas?

O sistema que está sendo utilizado para gerenciar a submissão de trabalhos ao CONBRACE chama-se SOAC.  Este sistema, além de gerenciar as submissões, faz parte de uma política internacional de acesso livre ao conhecimento: os trabalhos aceitos e apresentados no evento ficarão disponíveis numa espécie de “anais on-line”, disponíveis para consulta em qualquer lugar do planeta conectado a rede mundial de computadores. Neste sentido, é muito importante que os resumos do mesmo apresentem-se em outras línguas, mais universais que o português. Isto porque, qualquer leitor, de qualquer parte do planeta, terá acesso – primeiro, aos resumos nas três línguas, e se ele estiver interessado no texto, então descarregará o arquivo com o texto completo.

Os dados que você preenche em “metadados” também aparecem junto com os resumos, antes do texto completo.

Este processo de livre acesso ao conhecimento requer de nós, pesquisadores, um pouco de paciência e esforço no sentido de conhecermos a sistemática de inserção de arquivos e de bisca dos mesmos. Porém, quando estivermos familiarizados com o sistema, teremos acesso aos anais on-line de dezenas de congressos científicos, de várias partes do planeta.

Assim, o CBCE, mais uma vez, sai à frente apresentando à comunidade acadêmica uma política que amplia, universalmente, o acesso aos trabalhos debatidos no(s) CONBRACE(s).

Para conhecer um pouco mais, visite o site de um outro evento já realizado:

http://congressos.cbce.org.br/

 

11. Qual a estrutura dos textos a serem submetidos (introdução, revisao de literatura, metodologia etc.) ?

As normas não indicam uma estrutura sequencial para o texto. Tenha preocupação em atender o que é indicado sobre a forma do mesmo (número de caracteres, margens etc.) e uma especial atenção aos critérios de avaliação: adequação ao tema do GTT; consistência argumentativa; diálogo com a literatura; qualidade da escrita. Trabalhos com números de caracteres superior ao indicado não serão enviados à avaliação.

 

12 . Ao preencher os metadados, há uma orientação para preencher nas três línguas e só depois clicar em "salvar e continuar".  Este processo gera insegurança, pois não há certeza de que os dados foram salvos nas três línguas.

          Siga, sem receio a orientação presente no início da página dos metadados: o processo se dá sem erros. Contudo, se quiser "conferir", após realizar TODA sua submissão, saia do sistema, entre novamente (como autor), busque seu trabalho submetido e clique sobre ele; na pagina que abre, há um link para "editar metadados"; clique nele.

Na página que abre, os metadados aparecem em Português,  clique na caixa de seleção e escolha o espanhol/inglês. Nas paginas que abrem  você verá os metadados em espanhol e inglês, conforme você preencheu.

 



Anais do XVII CONBRACE / IV CONICE - 11 a 16 de Setembro - ESEF/UFRGS
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - www.cbce.org.br - http://www.conbrace.org.br - contato@cbce.org.br - conbrace2011@cbce.org.br
Rua Felizardo, 750 ­ Porto Alegre, RS ­ Brasil ­ CEP 90690-200 - F: 55 51 33085838